quarta-feira, 13 de julho de 2011

QUAL O PAPEL DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO?

Artenira da Silva e Silva[1]

A percepção de cidadania implica em refletirmos acerca dos direitos e deveres que cada um de nós possui no convívio social, e consequentemente essa reflexão nos mostra que precisamos parar para avaliar que regras sociais estão sendo introjetadas por nossas crianças no decorrer de seu desenvolvimento emocional.
O conceito de educação nos remete a alguns questionamentos: Educar para quê? Para o convívio social, para o desempenho profissional, para a aquisição de uma consciência de viver em coletividade... Quem deve educar nossas crianças? Todo o ambiente que as cerca, mas principalmente aqueles que lhes são, em geral, prioritariamente significativos - a família e a escola. 
Nem sempre a família e a escola parecem se dar conta de que têm esse papel, e assim o exercem independentemente de terem percepção disso ou de assumirem livremente essa tarefa. Isso acontece porque a educação das crianças e adolescentes se dá prioritariamente pelas relações interpessoais que se desenrolam nos espaços sociais por eles vivenciados, ou seja, os seres humanos são informados pelos diálogos que travamos com eles, mas acima de tudo são formados a partir dos comportamentos que eles observam e pela forma de nos relacionarmos com eles e com os outros.
Em outras palavras, o que ocorre com a criança nos seus ambientes familiar e escolar pode favorecer ou desfavorecer o seu desenvolvimento psicológico, mas jamais tem efeito neutro sobre o consciente e o inconsciente do cidadão em formação. Cabe aqui lembrarmos uma citação de Sartre de 1987: "Eu sou aquilo que consegui fazer com o que eles fizeram de mim".
A criança e o adolescente aprendem a se relacionar, a introjetar noções de certo ou errado e a adquirir regras de convívio social desde que nascem. Eles são muito sensíveis a mudanças bruscas de suas rotinas, como a separação dos pais, a mudança de casa ou escola, a troca de uma professora que era querida, uma enfermidade.... A essa altura podemos inferir a fundamental importância da família e da escola em atuarem em conjunto na educação dos nossos cidadãos. Sem essa interação o processo educacional da criança e do jovem pode ser muito prejudicado. A troca de informações acerca da criança ou do adolescente e a sintonia entre o que está sendo ensinado aos mesmos em ambos os ambientes pode favorecer decisivamente para a formação do cidadão. A escola não tem apenas a função de repassar conteúdos programáticos específicos, mas de contribuir para a formação global de seus alunos.
A essa altura nos é possível concluir que ser educado sem violência física, sexual ou verbal e por adultos que não negligenciem suas necessidades mais íntimas e humanas no trajeto de se tornarem seres humanos saudáveis e cidadãos ativos, é um direito de nossas crianças e adolescentes, o que torna pais, mães, professores e todos aqueles que têm o dever de colaborar eficientemente com seu processo de desenvolvimento.
Segurança, auto-estima, valorização pela vida, respeito pelos outros, disciplina, dedicação e fascínio por estar vivo são alguns dos ganhos que o ser humano adquire no decorrer de seu desenvolvimento emocional e nem a família ou escola conseguirão realizar essa tarefa eficientemente se tentarem fazer isso separadamente.
Precisamos nos questionar: Que atitudes favorecem ou desfavorecem o desenvolvimento infantil nas diferentes faias etárias? A escola tem algo a ver com a violência doméstica? Como a família pode influir nos rumos educacionais traçados pela escola? Como a escola pode influir nos rumos educacionais traçados pela família? 
Todas são questões relevantes para serem exploradas e acima de tudo incorporadas na rotina de todos aqueles que têm sob sua responsabilidade pessoal ou profissional a educação de crianças e adolescentes. Somos professores quando informamos algo, mas somos educadores apenas quando formamos pelas atitudes que esboçamos. 

[1]Artenira da Silva e Silva é Psicóloga Clínica, Mestre em Saúde e Ambiente, Profª. de Saúde Pública da Universidade Federal do Maranhão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário