Bernardete A. Gatti
Doutora em Psicologia pela Universidade de Paris VII. Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC - SP. Coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas - SP.
E-mail: gatti@fcc.org.br
RESUMO
O presente artigo discute a avaliação educacional como uma das formas de acompanhamento das atividades do aluno com o objetivo de promover a sua progressão. A autora procura suprir deficiências apresentadas nos cursos de formação de professores e mostra a importância da avaliação para fins de orientação, planejamento e replanejamento do ensino, ressaltando, por outro lado, a integração da avaliação no ensino e sua importância na apreciação das diversas aprendizagens e do autodesenvolvimento dos alunos. Aponta a responsabilidade dos professores como avaliadores, ressalta a avaliação em processo, e no final, faz novas considerações sobre a relação ensino/ avaliação.
Palavras-chave: Avaliação Educacional, Planejamento do Ensino, Orientação, Avaliação em Processo, Ensino/ Avaliação.
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