quinta-feira, 30 de junho de 2011

Relação Família e Escola uma Parceria que dá Certo

Dalva Dias - Pedagoga
Especialista em Gestão Escolar e Psicopedagogia
Os pais devem tomar consciência de que a escola não é uma entidade estranha, desconhecida, e que sua participação ativa nesta é garantia de boa qualidade da educação escolar. As crianças são filhos e estudantes ao mesmo tempo. Assim, as duas mais importantes instituições da sociedade contemporânea, a família e a escola, devem unir esforços em busca de objetivos comuns.
Educar não é tarefa fácil, principalmente em uma sociedade com certas tendências sociais e de forte influência que não ajudam a melhorar a consciência moral, individual e coletiva. É preciso exercer a autoridade que legitima a educação. Isto significa também respeitar a personalidade dos filhos e dos alunos, que devem ter o direito de expor sua opinião. A educação necessita de autoridade, mas não de autoritarismo.
A escola se apresenta como um lugar de possível convivência com um grupo de crianças, adolescentes, jovens de certa idade. Portanto, é um lugar oportuno para desenvolver os hábitos de socialização, necessários para a vida em comunidade, além de propiciar cultura e favorecer o acesso a bens culturais como a leitura e a escrita. Contudo, a escola não é deposito, onde se jogam os filhos, livrando-se deles por algum tempo.
A escola nunca educará sozinha, de modo que a responsabilidade educacional da família jamais cessará. Uma vez escolhida a escola, a relação com ela apenas começa. É preciso o diálogo entre escola, pais e filhos. A participação da família deve se firmar no auxílio à atuação pedagógica escolar, ou seja, uma continuidade de coerência entre as atuações da escola e da família. Os pais devem acolher os filhos e ajudá-los, não apenas nas tarefas escolares, mas de toda vida. E para isso, é preciso abrir o coração dedicando-lhes muito amor e carinho.
Nesse âmbito, competem a vocês pais, manterem-se informados sobre os resultados obtidos pelos filhos; colaborar com os professores para tornar mais eficaz a atuação escolar; mostrarem-se interessados pelas atividades realizadas pelos filhos na escola; valorizar a escola, os conhecimentos e habilidades que propicia para criar nos filhos hábitos de respeito e uma expectativa positiva em relação aos estudos; expressar em palavras e atitudes a confiança que tem na instituição escolar e em seus docentes, procurar saber o que o filho realizou na escola e como foi seu dia; zelar por uma relação de carinho e respeito com os professores, pois a opinião de vocês influi sobre os filhos (é necessário lembrar que o respeito pelos professores é condição para que estes exerçam sua atividade educacional); observar seus materiais escolares e mediá-los nas tarefas de casa; resolver problemas entre família e escola e reforçar sempre a auto-estima e auto confiança dos filhos, elogiando-os e comentando com amigos, parentes e familiares os êxitos escolares deles.
Sem dúvida é primordial ter tempo para os filhos, ser exemplo de comportamentos (pontualidade, respeito etc.) e propiciar-lhes a liberdade de pensar e agir. Saber dizer "não", introduzindo-os no mundo real, fazendo-os pensar no que foi negado para que amadureçam com sabedoria. A educação não depende de si mesma, mas principalmente do papel que a família desempenha dentro, fora e junto à escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário