quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Palestra com o professor Dr. Cipriano Carlos Luckesi

O Serviço Social do Comércio - SESC (Crato) realizou no dia 10 de Setembro (sábado) a palestra com o professor Dr. Cipriano Carlos Luckesi a respeito da temática da Avaliação - Caminhos para a Aprendizagem, através do programa de Formação Contínua de Educadores, com a presença de cerca de 700 profissionais da área da educação.
Em seu discurso, Dr. Luckesi abordava várias situações cotidianas, nas quais utilizamos a avaliação como forma de melhorar nossas condições de vida, do mesmo modo afirmava que como professores, na maioria das vezes, diferenciamos a forma de avaliar situações corriqueiras do dia a dia da aprendizagem dos nossos alunos, embora o processo seja o mesmo.
Entre várias outras informações relevantes, Luckesi também diferenciava os modelos de avaliação, classificando-as não como avaliação, mas sim como examinação. "Infelizmente, tenho que dizer que genericamente falando, ou seja, sem mencionar essa ou aquela escola, este ou aquele professor, a escola hoje ainda não avalia a aprendizagem do educando, mas sim o examina, ou seja, denominamos nossa prática de avaliação, mas, de fato, o que praticamos são exames. Historicamente, mudamos o nome, porém não modificamos a prática. Portanto, vivenciamos algum equívoco: leva o nome, mas não realiza a prática."


"A avaliação só nos propiciará condições para a obtenção de uma melhor qualidade de vida se estiver assentada sobre a disposição para acolher, pois é a partir daí que podemos construir qualquer coisa que seja." Cipriano Carlos Luckesi

Fonte: Paulo Robson


Observação: Dando prosseguimento ao Programa de Formação Contínua de Educadores, o SESC - Crato realizará no dia 28 deste mês (Quarta-feira) às 19 horas no mesmo local com o professor Dr. Rubem Alves: "O Professor Educador e o Prazer pela Arte de Ensinar". Para maiores informações entrar em contato: E-mail - diretordeturma18@gmail.com e Telefone do SESC - Crato: (88) 3523-4444.

Nenhum comentário:

Postar um comentário