segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O Papel do Diretor de Turma na Problemática do Abandono Escolar Precoce

Joel Costa Ferreira (Universidade do Minho - joelferreira81@gmail.com)
Luís Almeida (Faculdade de Letras da Universidade do Porto - pedroferreiralp@gmail.com)

Resumo: O percurso acadêmico pode ocupar um quarto da vida humana sendo um ato muito importante que qualquer cidadão poderá exercer. Estudar é preponderante para o desenvolvimento cognitivo, social e pessoal de cada indivíduo. É ainda deveras importante para a obtenção de um posto de trabalho e revela-se implacável nas clivagens entre os mais e os menos credenciados academicamente. Como tal, o abandono escolar precoce surge como um paradoxo. Porquê os números contabilizados em Portugal? Qual o caminho que a Escola segue? Atravessa uma grave crise de identidade? Numa análise ao trabalho da instituição Escola e dos seus docentes, focando essencialmente o dia-a-dia dos Diretores de Turma, o presente estudo pretendeu esclarecer as principais dificuldades que esta figura de gestão intermédia enfrenta no seu trabalho, e a forma como estas se refletem nos abismais números de abandono que ensombram o sistema educativo. Este artigo assenta numa análise sociológica pretendendo-se compreender o papel do Diretor de Turma e os diversos fatores em constante mutação que influenciam a problemática em questão.

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