terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Motivação ou Interesse do Aluno em Sala de Aula e a Relação com Atitudes Consideradas Indisciplinares

Luci Raimann Bini[1]
Nelsi Pabis[2]
Resumo:
O presente artigo é o resultado de uma pesquisa de campo, que teve como objetivo detectar e analisar as causas que levam os alunos à indisciplina, à falta de motivação e interesse pela participação nas aulas, problema que vem afetando de maneira acentuada o trabalho pedagógico numa escola pública de Ensino Fundamental de quinta a oitava série do município de Imbituva. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, e os instrumentos utilizados foram um questionário para professores e alunos. Os resultados desta pesquisa proporcionam, aos professores, uma reflexão sobre as abordagens metodológicas utilizadas em seu trabalho, assim como uma análise sobre a realidade de cada turma, oferecendo condições para que o professor selecione estas abordagens de forma que o trabalho se torne mais produtivo, minimizando, assim, os problemas indisciplinares que vêm dificultando sua atuação em sala de aula. Também possibilita ao professor refletir melhor sobre seu papel como coordenador e motivador da aprendizagem no ambiente escolar, para que esta ocorra num clima de participação e harmonia, propondo também estratégias que possam auxiliá-lo no desenvolvimento das ações docentes.

Palavras–chave: Disciplina - Participação - Motivação - Interesse - Metodologia - Aprendizagem.


[1] Pós Graduanda do Curso de Especialização (Pós Graduação latu sensu) em Ensino e Formação de Recursos Humanos para a Educação Básica UNICENTRO, 2007.
[2] Professora Orientadora Mestre em Educação do Departamento de Pedagogia, UNICENTRO, 2007.

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