quinta-feira, 1 de março de 2012

SOS Professor - Ambiente Instrucional


E então Professor, gostaríamos de saber como está sendo para você descobrir esses novos "Ambientes" (Ambiente Físico - 16/02 e Ambiente Emocional - 27/02), eles estão fazendo sentido para você? Estão ajudando a clarear as áreas "nebulosas"? Estão ajudando a compreender onde e o que precisa ser revisto? Melhorado? Mudado? "Descartado"? Assimilado?
Se todas estas coisas estivessem sido ensinadas desde o começo, lá na Universidade, teria evitado muitas tristezas e frustrações de milhares de Professores que passam a acreditar que fracassaram com os alunos, fazendo com que muitos desistam da profissão. Se continuam na profissão tornam-se amargos, ranzinzas, impiedosos, perdem a paixão de ensinar pois já não acreditam mais no poder transformador do ensino. Vão para a classe e distribuem apenas farelos, dão o seu pior, quando na verdade tem tantas coisas preciosas para compartilhar. Você sabe daquela estorinha do jovem que estava na praia atirando as estrelas do mar de volta para a água, quando alguém passou e disse que não valia a pena, não ia fazer a diferença pois eram muitas que estavam na areia. O jovem apenas respondeu: para ESTA vai fazer a diferença.
Vejamos da seguinte forma, Eu, Você, e todos os Educadores queremos ser como aquele Jovem que vai fazer a diferença para alguém. Eu quero fazer a diferença na vida de milhares de Educadores que por sua vez farão a diferença na vida de milhares de crianças e jovens. E aqui pegamos o "gancho" para falar o Pilar nº III, o Ambiente Instrucional, que nada mais é do que preparar o seu melhor, de mais valioso, para entregar para os seus alunos. Ao preparar o Planejamento Anual, o Semanário, os Projetos, os Eventos, ao selecionar os conteúdos, enriqueça-os com novidades da atualidade, dê o toque da sua vibração e paixão em tudo o que for compartilhar com eles, provoque-os para sempre desejarem mais e mais, faça-os se apaixonarem por suas aulas. Crie experiências de aprendizado que eles nunca viveram. Fazendo isso, eles saberão que estão recebendo o melhor e passarão a não se contentar com menos, pois você os estará ajudando a criar um padrão de excelência para a vida deles. E isso... É fazer a diferença!!!

Roseli Brito - Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach

Cadastre-se: SOS Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário