domingo, 17 de junho de 2012

SOS Professor: Como lidar com o aluno tímido?


A criança tímida pode ser tudo, menos um problema de indisciplina. Na verdade, ela é exatamente o oposto. Enquanto muitos de seus colegas trabalham duro para conseguir atenção, às vezes de forma turbulenta, a criança tímida batalha igualmente, no sentido de evitar o tumulto ou a bagunça. Temerosos de chamar a atenção para si mesmas, elas preferem se misturar com o grupo.
Mais espectador que participante, ela tende a sair de cena ao invés de encarar um confronto. Uma criança tímida pode ser mal interpretada pelos colegas, que geralmente a vê como hostil e conclui que ela não quer brincar ou relacionar-se com eles.
Na realidade, a criança tímida geralmente quer se envolver com seus colegas, mas não sabe como começar ou manter uma conversação.
Os professores também podem interpretar mal a criança tímida, confundindo sua relutância em interagir com o grupo como uma escolha. Os professores podem concluir que uma criança tímida é academicamente lenta, ou ainda que, por serem bem comportadas precisam de pouca atenção.
Embora seja verdade que uma criança tímida, muitas vezes seja um aluno aplicado, esta criança ou jovem frequentemente precisa de atenção do professor para estimulá-la e dar-lhe a confiança para amadurecer em seus relacionamentos.
O fato é que muitas vezes apenas nos concentramos naqueles que nos dão trabalho e trazem problemas, e negligenciamos os demais que estão quietinhos, sem darmos conta de que esses alunos estão enfrentando sérios problemas ligados a relacionamento e auto estima.
O que o Professor pode fazer:

Continue lendo o artigo: Como lidar com o aluno tímido?
Cadastro: SOS Professor

Um comentário:

  1. Muito interessante a matéria. A timidez é inerente ao ser humano, mas preciso ser visto como algo que muito atrapalha no convício social. Apesar dos meus 60 anos de vida, ainda me considero uma pessoa tímida.
    Outro dia, em sala de aula, no primeiro ano do ensino médio, no momento de leitura um adolescente não quis fazer a leitura, aí então eu perguntei se era por timidez, se assim fosse eu também era tímido, mas que precisamo de superar essas barreiras que são muito prejudiciais nas nossas vidas.

    Antonio Correia Lima - prof. temporário / Diretor de Turma na Escola Joaquim Valdevino de Brito, em Ponta da Serra

    ResponderExcluir