terça-feira, 30 de outubro de 2012

"Ensinar – Aprender: Pensando a Prática Pedagógica" (Tânia Maria de Moura Fonseca)

Iniciando a conversa

"Aqueles que passam por nós,
Não vão sós, não nos deixam sós. 
Deixam um pouco de si,
Levam um pouco de nós"
(Antonio de Saint-Exupery)

A escola brasileira vem buscando ao longo dos anos novas possibilidades acatando ou rejeitando tendências pedagógicas e suas metodologias. Um bom exemplo é o combate acirrado ao tecnicismo, excluindo-se dos currículos de formação de professores o ensino de estratégias e técnicas sistemáticas de ensino-aprendizagem. Vemos professores angustiados com problemas de indisciplina, com dificuldade em controlar a turma e dar uma boa aula; alunos abandonando à escola, já antevendo sua provável reprovação; no final do ano as aprovações por Conselho de Classe cada vez mais numerosas.
Convivemos diariamente com o fracasso escolar em todos os níveis de ensino. Reprovação, evasão e outro ainda pior: alunos aprovados sem assimilar e compreender o mínimo necessário para prosseguir em sua caminhada de aprendizagem.

Parte I
Para refletir;
Por que ensinar é uma arte;
Ser professor;
O que é aprender.

Parte II
Revendo ou aprendendo sobre estratégias de ensino;
Estratégia 1 - Aula expositiva dialogada;
Estratégia 2 - Estudo de texto;
Estratégia 3 - Portfólio;
Estratégia 4 - Tempestade cerebral ou mental;
Estratégia 5 - Estudo dirigido;
Estratégia 6 - Solução de problemas;
Estratégia 7 - Phillips;
Estratégia 8 - Grupo de observação e de verbalização (GV/GO);
Estratégia 9 - Seminário;
Estratégia 10 - Júri Simulado;
Estratégia 11 - Oficina;
Estratégia 12 - Estudo do meio;
Estratégia 13 - Pesquisa

Parte III
Aprendizagem Significativa: O que é isso?
Professor - aluno: uma relação de troca e respeito;
Eu professor e o outro: o aluno;
Sugestões de dinâmicas para estimular o bom relacionamento em sala de aula.
Conversa final.

Um comentário: