terça-feira, 12 de março de 2013

Práticas de Ensino: Quando a Aula dá Errado? (SOS Professor)

Já parou para pensar em todas as vezes que você preparou as aulas, preocupou-se em pesquisar materiais, escolher um vídeo, um determinado mapa ou gráfico e quando esta aula foi ministrada tudo deu errado?
A ideia é que os alunos estivessem ávidos por aprender, mostrassem interesse e participassem da aula, mas nada disso aconteceu. Você encontrou alunos apáticos, desinteressados, ou então a grande maioria estava ocupada em ligar o celular, brincar com algum joguinho, ouvir música, trocar bilhetinhos, olhar pela janela, prestar atenção ao colega. Na verdade eles estavam muito "ocupados" para prestarem atenção na sua aula.
Mas, o que deu errado? Bem, temos de analisar qual é a estrutura de uma aula fadado ao fracasso para você conhecer o que precisa ser evitado na próxima vez que for prepará-la.

- Aula Nota 0: Elementos que fazem com que uma aula dê errado:
01. Jamais entre na sala de aula despreparado, ou com uma aula preparada no último minuto, saiba que é o maior descaso com os estudantes fazer isso;
02. A aula não é para você, por isso jamais seja "verborrágico", ou seja, não fique falando todo o tempo e só com termos difíceis do aluno entender;
03. Não use o tom de voz monótono, sem vibração ou calor. Talvez essa seja a sua 10ª Turma, e você já está entediado em abordar o mesmo assunto, porém os alunos captam essa vibração;
04. Jamais elabore aulas que não dêem espaço para os alunos interagirem, darem opiniões ou fazerem perguntas;
05. Não faça do Livro Didático a sua muleta, você pode, e deve, saber andar sem ele;
06. Nunca faça perguntas fechadas do tipo "Sim" ou "Não";
07. Jamais faça perguntas que dependam de voluntários para responder;
08. Evite distribuir o tempo em: Explicar, Fazer Exercícios e Correção (Esse é o Modelo Clássico da "Decoreba".

- Aula Nota 10: Elementos que fazem com que uma aula dê certo, é quando o Professor:
01. Elabora a aula adequando-a ao linguajar e expectativas do estudante;
02. Promove e estimula a interação dos estudantes com perguntas abertas e contextualizadas às vivências dos educandos;
03. Mostra paixão e vibração em suas aulas;
04. Diversifica as estratégias de ensino e sempre está testando novas práticas de ensino;
05. Traz o mundo para dentro da sala de aula por meio de jornais, debates, noticiários, músicas, assuntos polêmicos, assuntos inovadores, etc.
06. Faz com que o conhecimento da sala de aula tem sentido no mundo fora dela, para que os estudantes possam, assim, compreender o sentido de estarem aprendendo aquilo;
07. Tem sempre um plano "B" para quando o vídeo ou DVD não funcionar;
08. Mostra-se sempre criativo e proativo em todas as situações;
09. Tem senso de humor o bastante para rir de si mesmo e rir junto com os alunos;
10. Por meio de todas as suas aulas, tem a convicção de que entregaram algo realmente significativo e que vai tornar a vida daqueles jovens menos difícil.

Dê uma olhada no seu plano de aula de amanhã, levante a estrutura que você enquadrou essa aula, selecione os elementos que a compõe e faça os ajustes que achar necessário.

3 comentários:

  1. Gostaria de dar algumas sugestões em relação a forma que o blog do projeto Diretor de turma está sendo utilizado. O blog deveria ser uma forma de comunicação com os professores e não um manual com os dez mandamentos do que o professor deve fazer em sala de aula,elaborado provavelmente por alguém que nunca entrou numa sala de aula. Está sendo solicitado aos professore que preparem o registro fotográfico dos alunos. Agora eu gostaria de saber o motivo dessa solicitação não está presente aqui no blog ? Dar a entender que as coisas estão sendo feitas sem planejamento, justamente por vocês que tanto cobram o planejamento por parte dos professores. As informações estão sendo passadas da forma mais inadequada possível,como uma tentativa de responsabilizar o professor diretor de turma por atrasos que o mesmo não tem condições de se responsabilizar. Planejem o que deve ser feito e comuniquem por meio do blog. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Em relação ao envio das fotos. Quando se clica no nome do aluno,na parte do registro fotográfico,abri-se uma página em branco e pronto. Eu só quero saber se é para enviar as fotos pela força do pensamento ? Porque pelo SIGE não tá dando certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Referido problema acontece em virtude do congestionamento na plataforma,já dispomos de uma base de dados significativa no sistema. Essa demando foi repassada para o suporte técnico SIGE/PPDT. Acreditamos que em breve a situação será normalizada.
      Obrigada pela contribuição.

      Excluir