sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Dinâmicas do Diretor de Turma na Promoção do Envolvimento da Família na Escola face à Indisciplina

Maria João Pedro Jacinto
(Universidade Aberta - Portugal)
O presente estudo pretende contribuir para a análise da problemática do relacionamento entre a escola e a família perante situações de indisciplina no 2º e 3º ciclos do ensino básico, tendo como figura principal o Diretor de Turma, enquanto interface (Diogo, 1998) e mediador das relações entre os diversos atores, nomeadamente, professores, família e alunos perante situações de indisciplina. O enquadramento teórico é organizado em dois capítulos. O primeiro apresenta o conceito do Diretor de Turma no desempenho das suas competências a nível das três dimensões designadas por Mintzberg (1973), o papel interpessoal, o papel informacional e o papel decisional, bem como os conceitos que se correlacionam directamente com ele, nomeadamente a formação cívica e a formação do Diretor de Turma. O segundo capítulo apresenta o conceito do Diretor de Turma relacionado com os conceitos de família e de indisciplina, a nível da prevenção e da intervenção na escola. Neste âmbito, pretendemos com este estudo contribuir para um melhor conhecimento de uma parte da realidade educativa das escolas, através da identificação e comparação das perspectivas dos Diretores de Turma face ao envolvimento parental na escola, bem como as estratégias utilizadas para promover este mesmo envolvimento, no sentido de contribuírem para a diminuição da indisciplina. O nosso estudo exploratório realizou-se em duas escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico situadas em meios com características diferentes, a nível socioeconómico e cultural, enquadrando-se a primeira na classe média, média/alta (Alfa) e a segunda na classe baixa (Beta). Utilizamos dois instrumentos, o inquérito por entrevista, através do qual construímos o inquérito por questionário, que foi aplicado aos Diretores de Turma de ambas as escolas da Área Metropolitana de Lisboa. Também realizámos a análise dos regulamentos internos de ambas as escolas. Posteriormente, procedemos à triangulação dos resultados das entrevistas, dos questionários e dos regulamentos internos. Os principais resultados, que não podem ser generalizados, apontam para diferenças significativas a nível das perspectivas dos Diretores de Turma das duas escolas, relativamente não só ao envolvimento da família na escola, como também a nível de estratégias utilizadas por estes para promover esse envolvimento, de forma a prevenir e a intervir em situações de indisciplina.

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