segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A Valorização Docente na Perspectiva Histórica e Atual

Maria Rosana de Oliveira Castro, e- mail: mrosan@ufpa.br  (bolsista PIPES – UFPA). Orientador Profª. Dr.ª Ney Cristina Monteiro de Oliveira, e-mail: souzaoli.bel@zaz.com.br

Resumo: A Valorização Docente na Perspectiva Histórica e Atual é uma pesquisa que tem por base a contextualização da profissão docente, fazendo um levantamento na literatura e em outros documentos complementares, sobre essa profissão. Construindo uma base histórica e um quadro atual da docência no país e particularmente no Estado do Pará.
A exposição que aqui será feita abordará três tópicos: o primeiro, A profissão docente na perspectiva histórica,  faz um levantamento da profissão docente apresentando-a no contexto da Antiguidade Clássica, Moderna e Contemporânea;  o segundo, Inserção da mulher na profissão docente, faz um breve levantamento acerca da feminização da profissão docente demonstrando como a mulher é introduzida na profissão, e o terceiro tópico,  A valorização docente no contexto atual, procura fazer uma análise dos dados atuais sobre a formação docente no Brasil destacando a situação do Estado do Pará de maneira particular os municípios de Belém e Santarém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário