sexta-feira, 30 de março de 2012

Escola e Família: "Espera-se muito do Professor. Até onde vai nossa responsabilidade e começa a dos pais?"

Muitas vezes, por não ter clara essa divisão, a escola terceiriza problemas aos pais, e vice-versa, o que gera sentimentos de impotência e sobrecarga em ambos os lados. Os papéis dos educadores e da família são complementares, porém distintos. Em casa, há uma relação de autoridade entre pais e filhos. A criança possui também uma posição privilegiada e, por mais que se comporte mal, os relacionamentos se mantêm. Na escola, o cenário muda. O aluno se torna mais um integrante do grupo, aprende a lidar com novas regras, experimenta conflitos e percebe que as relações dependem de suas ações. Além do conhecimento, a criança deve adquirir na escola competências indispensáveis para o convívio em sociedade - dificilmente obtidas em família. Cabe a nós, educadores, contribuir para esse aprendizado e buscar maneiras de lidar com os conflitos inerentes ao processo. Isso requer boa formação, estudo coletivo, envolvimento da equipe, reflexão, avaliação e aperfeiçoamento. Só assim nos sentiremos amparados e seguros para atuar no dia a dia. O fracasso da Educação familiar não pode significar também o insucesso da escola. Não podemos depender do bom desempenho dos pais para educar nossos alunos para a vida em uma sociedade democrática, mais equilibrada e justa e nem esperar estudantes ideais como um pré-requisito para obter êxito. As crianças que trazem dificuldades de casa são as que mais precisam do nosso apoio para se inserir socialmente. Vamos aproveitar esse começo de ano para debater tais questões. Como profissionais da Educação, podemos construir uma escola capaz de dar conta do que ocorre no espaço sob sua responsabilidade tanto em relação à aprendizagem quanto ao comportamento social.

SOS Professor: "Regras Gerais para Sala de Aula"

Para que o gerenciamento da sala de aula seja o mais simples possível, sempre devemos procurar enviar dicas rápidas, práticas e fáceis de implementar.
Aqui vão 11 passos que ajudarão na organização da sala de aula:
01. Crie, por escrito, os objetivos e expectativas que você tem para a turma;
02. Seja consistente em tudo que disser ou fizer;
03. Seja paciente com você mesmo (a) e principalmente com os alunos;
04. Transforme os Pais em seus aliados. Comunique-se mais com eles;
05. Evite falar demais e se alongar nas explicações;
06. Organize o tempo da aula em três blocos diferentes de atividades;
07. Comece e termine a aula dentro do tempo estabelecido, não 'enrole';
08. Tenha atividades planejadas para manter TODOS os alunos ocupados;
09. Discipline e corrija individualmente, jamais faça isso em público;
10. Mantenha sempre a perspectiva e o bom humor para cada situação;
11. Saiba quando pedir ajuda.

Nas próximas postagens detalharemos cada um dos 11 passos.
Enquanto isso reveja se você já está usando alguns dos itens acima no seu dia-a-dia.
Cadastro: SOS Professor

Visitas de Acompanhamento da Superintendência Escolar e Projeto Professor Diretor de Turma às EEFM Dona Carlota Távora (Araripe) e EEFM José Waldemar de Alcântara e Silva (Salitre)

Foram realizadas no dia 29 de Março (Quinta-feira) as visitas de Acompanhamento da Superintendência Escolar - SE e do Projeto Professor Diretor de Turma - PPDT às EEFM Dona Carlota Távora (Araripe) com Fátima Moreira - SE e EEFM José Waldemar de Alcântara e Silva (Salitre) com Zeneide Silva - SE e Renato Alcântara - CRPPDT. A rotina pautou-se em acompanhar os Indicadores (Frequência de Alunos e Professores e Fluxo Escolar), Processos Escolares (Matrícula e Lotação, Planejamento Pedagógico e Prática Pedagógica - focando os Coletivos e Diretores de Turma, resultando na Avaliação da Aprendizagem), Instrumentos de Gestão (Calendário Escolar - focando a inserção no SIGE e as Reuniões Diagnósticas e Bimestrais) com repasse de orientações para alinhamento das ações.

Visitas de Acompanhamento da Superintendência Escolar e Projeto Professor Diretor de Turma às EEFM Antonio Mota (Antonina do Norte) e EEFM Lídia Bezerra (Saboeiro)

Foram realizadas no dia 28 de Março (Quarta-feira) as visitas de Acompanhamento da Superintendência Escolar - SE e do Projeto Professor Diretor de Turma - PPDT às EEFM Antonio Mota (Antonina do Norte) com Zeneide Silva - SE e EEFM Lídia Bezerra em Saboeiro com Leonarda Arraes - SE e Renato Alcântara - CRPPDT. A rotina efetivou-se em acompanhar os Indicadores (Frequência de Alunos e Professores e Fluxo Escolar), Processos Escolares (Matrícula e Lotação, Planejamento Pedagógico e Prática Pedagógica - focando os Coletivos e Diretores de Turma, resultando na Avaliação da Aprendizagem), Instrumentos de Gestão (Calendário Escolar - focando a inserção no SIGE e as Reuniões Diagnósticas e Bimestrais) com repasse de orientações para alinhamento das ações.

terça-feira, 27 de março de 2012

EEFM Antonio Mota (Antonina do Norte) - "Reuniões de Pais de um Jeito Diferente"

Estamos chegando ao final do 1º período letivo. Antes da aplicação de provas, os Diretores de Turma e a Direção Escolar entenderam por bem realizar Reuniões para troca de ideias com os pais. Por sugestão do Diretor da Escola Oscar Braga, cada turma escolheu um tema e a elegeu um grupo de alunos para discutir o assunto escolhido com os pais. Apoiados pelos Diretores de Turma, os alunos puderam falar diretamente aos pais presentes. Apesar de não contarmos com 100% de presença, foi considerado um saldo extremamente positivo, especialmente pelo cuidado dos Diretores de Turma com a recepção dos pais e o envolvimento dos alunos. Algumas temáticas citadas:
1º Ano "A" - Profissões sob a coordenação da DT Magda;
2º Ano "C" - Compromisso com a Educação sob a coordenação da DT Maria Alcântara.
Confira algumas imagens.

Visitas de Acompanhamento da Superintendência Escolar e do Projeto Professor Diretor de Turma às EEFM Padre Luis Filgueiras (Nova Olinda), EEFM Adrião do Vale Nuvens (Santana do Cariri) e EEFM Menezes Pimentel (Potengi)

Foram realizadas no dia 26 de Março (Segunda-feira) as visitas de Acompanhamento da Superintendência Escolar - SE e do Projeto Professor Diretor de Turma - PPDT às EEFM Padre Luis Filgueiras (Nova Olinda) com Zeneide Silva - SE, EEFM Adrião do Vale Nuvens (Santana do Cariri) com Leonarda Arraes - SE e EEFM Menezes Pimentel (Potengi) com Fátima Moreira - SE e Renato Alcântara - PPDT. A rotina pautou-se em acompanhar os Indicadores, Processos Escolares (dando ênfase a construção do Dossiê e das aulas de Formação para a Cidadania), Instrumentos de Gestão (foco na calendarização e alinhamento das Reuniões Diagnósticas e Bimestrais) com repasse de orientações.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Encontro de Formação de Coordenadores Regionais do Projeto Professor Diretor de Turma - Março 2012

Foi realizado no dia 22 de Março (Quinta-feira) na cidade de Fortaleza o Encontro de Formação dos Coordenadores Regionais do Projeto Professor Diretor de Turma que não se submeteram à formação no ano de 2010, sob a Coordenação dos professores Jeferson Chrístyan e Rosa Parente, além da presença da profª. Drª. Maria Luiza Chaves, tendo a programação do Encontro abaixo:
- Atribuições do Coordenador Regional do PPDT;
- Requisitos ao sucesso do PPDT na Escola;
- Atribuições do Coordenador Escolar do PPDT;
- Principais Características do PPDT;
- Perfil do Professor Diretor de Turma;
- Tempo, Distribuição e Organização das Tarefas do PDT;
- Atribuições do Diretor de Turma junto aos Alunos, Professores e Pais/Responsáveis;
- Construção de Dossiê;
- Formação para a Cidadania;
- Atendimento a Pais ou Responsáveis e a Alunos;
- Estudo Orientado;
- Reuniões de Conselho de Turma;
- Atribuições dos Professores quanto ao PPDT;
- Avaliação do Encontro.

terça-feira, 20 de março de 2012

I Encontro com os Professores Diretores de Turma da EEFM Juvêncio Barreto (Crato) - Março 2012

Foi realizado no dia 16 de Março (Sexta-feira) o I Encontro com os Professores Diretores de Turma da EEFM Juvêncio Barreto (Crato) na sala do Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE da 18ª CREDE, contanto com a presença de quatro dos cinco DTs, além da Coordenadora Escolar, Profª. Rejane Maria. A programação do encontro deu-se com a apresentação das alterações dos instrumentais, o cronograma e as responsabilidades para o preenchimento dos mesmos, além da importância do PPDT no acompanhamento da aprendizagem dos educandos.

Encontro com os Diretores Escolares da 18ª CREDE - Março 2012

Foi realizado no dia 16 de Março (Sexta-feira) no auditório da 18ª CREDE, em Crato, a Reunião com os Diretores Escolares. O Encontro teve como programação:
  1. Número Musical da APAE;
  2. Lançamento do Prêmio Gestão Escolar 2012 (Site Oficial);
  3. Informes;
  4. Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE (Relatório e Plano);
  5. Licitação;
  6. Lotação (Ênfase ao Projeto Professor Diretor de Turma - PPDT);
  7. Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC;
  8. Análise dos Projetos nos Quatro Eixos (Conceito - Implementação - Acompanhamento - Avaliação):

Superintendência Escolar;
Projeto Professor Diretor de Turma;
Projeto Jovem de Futuro;
Educação Financeira;
Educação Profissional;
UCA;
Rumo à Universidade;
Rumo ao Ensino Médio;
Primeiro, Aprender!;
Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE;
Formação em Pares;
Feira de Ciências.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Agenda da Rotina de Visitas da Superintendência Escolar e Projeto Professor Diretor de Turma - (Municípios) Março 2012

A Agenda de Visitas do mês de Março às Escolas Estaduais nos municípios da 18ª CREDE segue abaixo e sujeito a alterações:

Terça-feira (20/03)
EEFM Raimundo Moacir Alencar Mota (Assaré) - Fábia Maia (Superintendência Escolar
EEM Luiz Gonzaga de Alcântara (Tarrafas) - Fátima Moreira (Superintendência Escolar)/ Charmeson e Samuel (Suporte Técnico)

Sexta-feira (22/03)
EEM Santa Tereza (Altaneira) - Leonarda Arraes (Superintendência Escolar)

Segunda-feira (26/03)
EEFM Padre Luis Filgueiras (Nova Olinda) - Zeneide Silva (Superintendência Escolar)
EEFM Adrião do Vale Nuvens (Santana do Cariri) - Leonarda Arraes (Superintendência Escolar)
EEFM Menezes Pimentel (Potengi) Fátima Moreira (Superintendência Escolar) e Renato Alcântara (CRPPDT)

Quarta-feira (28/03)
EEFM Antonio Mota (Antonina do Norte) - Zeneide Silva (Superintendência Escolar)
EEFM Lídia Bezerra (Saboeiro) - Leonarda Arraes (Superintendência Escolar) e Renato Alcântara (CRPPDT)

Quinta-feira (29/03)
EEFM Dona Carlota Távora (Araripe) - Fátima Moreira (Superintendência Escolar
EEFM José Waldemar de Alcântara e Silva - Zeneide Silva (Superintendência Escolar) e Renato Alcântara (CRPPDT)


quinta-feira, 15 de março de 2012

Encontro da Equipe da Superintendência da SEDUC - Março 2012

Foi realizado no dia 14 de Março (Quarta-feira) o Encontro de Trabalho da Equipe da Superintendência da Secretaria de Educação do Estado na 18ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (sede em Crato), coordenado pela professora Genira Fonseca (Superintendente) e pelo professor Jeferson Chrístyan (Coordenador Estadual do Projeto Professor Diretor de Turma). A pauta do encontro segue abaixo:
1. Avaliação do Encontro Estadual da Superintendência Escolar;
2. Atividades do Serviço da Superintendência Escolar;
3. Projeto Professor Diretor de Turma - PPDT:
- Lotação dos Professores Diretores;
- Participação dos CRPPDTs nas Jornadas Pedagógicas;
- Encontro de Professores Diretores de Turma, Coordenadores e/ou Diretores Escolares;
- Plano de Ação 2012;
- Reuniões Diagnósticas (Intercalares);
- Relação Superintendência Escolar - Coordenação Regional do PPDT.
4. Roda de Conversa;
5. Informes;
6. Encaminhamentos - Avaliação.

terça-feira, 13 de março de 2012

EEM Santa Tereza (Altaneira) na Semana Nacional de Combate à Obesidade

05 a 09 de Março de 2012
Parceria: Saúde e Educação
A EEM Santa Tereza, localizada na cidade de Altaneira, participou da Semana Nacional de Combate à Obesidade. Segue abaixo a programação:
05/03 - 1º Dia - Tarde e Noite
Discussão dos textos: Obesidade e Nutrição: A Importância de uma Alimentação Saudável em todas as salas nas primeiras aulas.
Às 16h - Caminhada pelas principais ruas junto com a Escola 18 de Dezembro.
06/03 - 2º Dia - Tarde e Noite
Confecção de cartazes em todas as salas relacionado ao tema.
07/03 - 3º Dia - Tarde e Noite
Os agentes de Saúde pesaram e mediram todos os alunos.
08/03 - 4º Dia - Tarde e Noite
Reflexão em todas as salas com a Diretora Meirenildes sobre o Dia da Mulher, incluindo Obesidade e Consciência Masculina.
09/03 - 5º Dia 
Exposição de Cartazes, Interclasses de Futebol de Salão e diversos tipos de jogos no pátio.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Intercâmbio de Projetos, Políticas e Programas Educacionais no Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (NRDEA) na 18ª CREDE

Foi realizado no dia 09 de Março (sexta-feira) no auditório da 18ª CREDE o intercâmbio de projetos, políticas e programas educacionais sob a coordenação do Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – NRDEA,  objetivado pela socialização das ações realizadas em 2011 e o plano de ação para o corrente ano. Segue abaixo a Estrutura do NRDEA com seus respectivos responsáveis.

sexta-feira, 9 de março de 2012

EEFM Antonio Mota (Antonina do Norte) - "Quem Disse que não se Pode Aprender com Alegria?"

Está provado que educação dá "trabalho", mas pode ser contrabalanceada com um pouco de diversão. O professor Nivanildo Mangueira da EEFM Antonio Mota, em Antonina do Norte, vem buscando saída para combater o desinteresse. Para ensinar aos seus alunos sobre Centro de Massa, na aula de sexta-feira (09/03), foi a vez dos palhacinhos criativos servirem de recurso para aprendizagem do conceito. No final da aula, escolheram-se os mais criativos para premiação. Os alunos aprenderam, mas também se divertiram. Parabéns! Confira as imagens da aula.

Visita de Acompanhamento na EEFM Adrião do Vale Nuvens (Santana do Cariri)

Foi realizada no dia 08 de Março (Quarta-feira) na EEFM Adrião do Vale Nuvens, na cidade de Santana do Cariri, a visita de rotina de um dos Coordenadores Regionais do Projeto Professor Diretor de Turma - CRPPDT, Renato Alcântara, com o objetivo de socializar as alterações dos instrumentais, com repasse de material, além de discutir acerca das perspectivas para o ano de 2012 com a Coordenadora Escolar que acompanha o projeto na referida instituição, a professora Maria Virgínia, uma vez que a composição dos Diretores de Turma não está fechado. Ressaltando, também, as presenças da Superintendente Escolar (Leonarda Arraes) no processo seletivo emergencial para professores e do Suporte Técnico da 18ª CREDE (Charmeson e Samuel).

quinta-feira, 8 de março de 2012

Livro: "Aprender e Ensinar: Diferentes Olhares e Práticas"

O título deste livro “Aprender e Ensinar: Diferentes Olhares e Práticas” tem duas motivações: uma delas é apresentar a contribuição de alguns docentes e alunos egressos, da Faculdade de Educação da PUCRS para os acadêmicos da Pedagogia e das Licenciaturas; a outra é torná-lo instrumento de trabalho nas aulas da graduação, à medida que traz uma diversidade de tópicos que contribuem na formação dos profissionais da área da Educação. Esta produção caracteriza-se por temas contemporâneos desde o uso da tecnologia digital, a pesquisa em sala de aula, a inclusão escolar, os estudos da neurociência e da afetividade, que tornam viáveis os laços com o conhecimento, bem como as práticas realizadas com crianças, jovens e adultos em espaços formais e não formais de ensino e de aprendizagem. O livro expressa reflexões e experiências, ousando mostrar os pontos de vista e os referenciais que sustentam, em parte, o trabalho realizado na formação de novos professores. A proposta de transformar ideias em textos é encantadora à medida que tem como estímulo o público alvo, professores e novos professores, para que percebam a importância das ações e dos compromissos que assumem ao trabalhar com o ser humano em contextos educativos.

terça-feira, 6 de março de 2012

SOS Professor - Artigo: Educação vem de Casa

Não seria bom se os alunos já viessem de casa com o mínimo de educação e boas maneiras? Com certeza um sem número de situações de indisciplina seriam evitadas dentro e fora da sala de aula. O ano começa, e é preciso deixar claro, para a Família e para o Aluno,  que o Professor não vai tolerar este tipo de comportamento. Mas para posicionar-se frente a esta questão, é preciso que o Professor saiba exatamente o que deve ser cobrado da Família e do Aluno no que refere-se a educação familiar e boas maneiras de convivência em grupo.

Continue lendo o artigo em: Educação vem de Casa

Cadastre-se: SOS Professor

segunda-feira, 5 de março de 2012

Intercâmbio de Projetos e Políticas Educacionais na 18ª CREDE

Foi realizado no dia 05 de Março (Segunda-feira) no auditório da 18ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - 18ª CREDE, sediada em Crato, o encontro entre os Núcleos Regionais de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (NRDEA), de Cooperação com os Municípios (NRCOM) e o Administrativo e Financeiro (NRAFI) com a finalidade de socializar as ações e resultados dos seguintes projetos e políticas educacionais, embasados em quatro pilares (Conceito - Implementação - Acompanhamento - Avaliação):
  1. Superintendência Escolar;
  2. Projeto Jovem de Futuro - PJF;
  3. Projeto Professor Diretor de Turma - PPDT;
  4. Programa de Alfabetização na Idade Certa - PAIC.

sábado, 3 de março de 2012

Semana Pedagógica no Colégio Estadual Wilson Gonçalves (CEWG) e I Encontro com os Professores Diretores de Turma da EEFM José Alves de Figueiredo (Crato) - Março 2012

Foi realizado no dia 03 de Março (sábado) na EEFM José Alves de Figueiredo, em Crato, o I Encontro com os Professores Diretores de Turma, estando presentes um dos Coordenadores Regionais do Projeto Professor Diretor de Turma (CRPPDT), sete DTs, além da professora Diretora Maria das Graças e a Coordenadora Escolar que acompanha o PPDT Maria Aparecida, sendo que a pauta do encontro deu-se com a apresentação das alterações dos instrumentais com a "divisão" de responsabilidades para o preenchimento e acompanhamento dos mesmos, além do momento de discussão referente as ações e consequências que o projeto pode inferir no desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes como cidadãos. 
No mesmo dia no Colégio Estadual Wilson Gonçalves (CEWG), também, na cidade de Crato, para dar continuidade e por vez finalizar a Semana Pedagógica da referida escola iniciada a alguns dias, estiveram presentes a Superintendente Escolar (Leonarda Arraes) e o Coordenador Regional do Projeto Professor Diretor de Turma (CRPPDT), Renato Alcântara,  que apresentou as alterações e prazos dos instrumentais.

sexta-feira, 2 de março de 2012

SOS Professor - Ambiente Procedimental

Toda profissão tem o seu passo a passo, o seu sistema, os seus procedimentos, e o profissional só pode ser chamado de excelente quando domina esse passo a passo, o sistema e os procedimentos. Pois são eles que garantem o resultado esperado. Para garantir que o aprendizado aconteça (o resultado esperado), é preciso lançar mão de procedimentos para organizar o ambiente onde ocorrerá o aprendizado.
Nas últimas postagens já falamos sobre o que é e o que não é gerenciamento da sala de aula, e também falamos sobre procedimentos para a sala de aula. Talvez você conheça alguém que já tenha dito: "não preciso de processo nenhum, quando algo dá errado envio o aluno para o (a) Coordenador (a) ou para o Diretor (a) " e está resolvido. Quando o Educador, por motivos banais,  envia o aluno para a Coordenação ou para a Direção está passando uma imagem negativa de  si mesmo para várias pessoas:
Aluno: o aluno vê que o Professor não tem autoridade para resolver;
Outros alunos: a sala vê que o Professor não soube resolver a questão;
Coordenador/Diretor: que o Professor não dispõe de conhecimento/competência para controlar/gerenciar a sala de aula;
Colegas: os outros Professores vêem que o colega perdeu o controle da sala;
Pais: que o Professor não sabe colocar ordem na classe.
Por isso, da próxima vez que alguém disser que resolve a questão do gerenciamento da sala de aula enviando o aluno, por motivos banais, para a Coordenação, você já sabe que esse professor não está conseguindo atingir o resultado esperado com os alunos e se você consegue ver isso, tenha a certeza que a Coordenação, a Direção e os Pais também estão vendo.
Convidamos você a colocar no papel quais são os seus processos atuais para:
- Entrada/saída/intervalo/ida ao banheiro
- Tarefas de sala/ tarefas de casa/ trabalhos de pesquisa/trabalhos em grupo
- Quando o aluno chega atrasado/quando chega cedo
- Quando vem sem uniforme/quando traz algo que não era para trazer
- Quando o aluno perde algum material
- Quando alguém é acusado de roubo na sala de aula
- Quando alguém fala mentiras
- Quando o aluno briga ou sofre agressão (verbal ou física)
- Quando ocorre reunião de pais
- Em quais situações é permitido enviar o aluno para a Coordenação
- Em quais situações é enviado bilhete aos Pais
- Em quais situações os Pais são chamados na escola

Depois de listar cada situação, liste também as soluções, e veja se o resultado esperado para cada uma delas é atingido. Implemente os novos procedimentos, ensinando os alunos, fazendo os ajustes e reforçando sempre até que se torne um hábito para eles determinados comportamentos.
Haverá situações em que o aluno DEVE ser enviado para a Coordenação e/ou Direção. Para saber em quais situações isso deverá ocorrer, pergunte a Coordenação e/ou Direção, pois cada Escola tem procedimentos próprios quanto a esta questão.
Lembre-se você brilha quando faz com competência e organização além do que lhe é pedido.

Roseli Brito - Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach

Cadastre-se: SOS Professor

quinta-feira, 1 de março de 2012

SOS Professor - Ambiente Instrucional


E então Professor, gostaríamos de saber como está sendo para você descobrir esses novos "Ambientes" (Ambiente Físico - 16/02 e Ambiente Emocional - 27/02), eles estão fazendo sentido para você? Estão ajudando a clarear as áreas "nebulosas"? Estão ajudando a compreender onde e o que precisa ser revisto? Melhorado? Mudado? "Descartado"? Assimilado?
Se todas estas coisas estivessem sido ensinadas desde o começo, lá na Universidade, teria evitado muitas tristezas e frustrações de milhares de Professores que passam a acreditar que fracassaram com os alunos, fazendo com que muitos desistam da profissão. Se continuam na profissão tornam-se amargos, ranzinzas, impiedosos, perdem a paixão de ensinar pois já não acreditam mais no poder transformador do ensino. Vão para a classe e distribuem apenas farelos, dão o seu pior, quando na verdade tem tantas coisas preciosas para compartilhar. Você sabe daquela estorinha do jovem que estava na praia atirando as estrelas do mar de volta para a água, quando alguém passou e disse que não valia a pena, não ia fazer a diferença pois eram muitas que estavam na areia. O jovem apenas respondeu: para ESTA vai fazer a diferença.
Vejamos da seguinte forma, Eu, Você, e todos os Educadores queremos ser como aquele Jovem que vai fazer a diferença para alguém. Eu quero fazer a diferença na vida de milhares de Educadores que por sua vez farão a diferença na vida de milhares de crianças e jovens. E aqui pegamos o "gancho" para falar o Pilar nº III, o Ambiente Instrucional, que nada mais é do que preparar o seu melhor, de mais valioso, para entregar para os seus alunos. Ao preparar o Planejamento Anual, o Semanário, os Projetos, os Eventos, ao selecionar os conteúdos, enriqueça-os com novidades da atualidade, dê o toque da sua vibração e paixão em tudo o que for compartilhar com eles, provoque-os para sempre desejarem mais e mais, faça-os se apaixonarem por suas aulas. Crie experiências de aprendizado que eles nunca viveram. Fazendo isso, eles saberão que estão recebendo o melhor e passarão a não se contentar com menos, pois você os estará ajudando a criar um padrão de excelência para a vida deles. E isso... É fazer a diferença!!!

Roseli Brito - Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach

Cadastre-se: SOS Professor