terça-feira, 8 de maio de 2012

SOS Professor: "Gerenciamento de Sala de Aula - Regra Nº 07"

Na postagem do dia 30 de Abril discutimos sobre a "regra Nº 06", detalharemos hoje a Nº 07:
Comece e termine a aula dentro do tempo planejado, não "enrole"
Visitando Escolas, tanto públicas quanto particulares, observamos algo peculiar na hora que bate o sinal para começar a aula: vários alunos ficam no pátio e corredores conversando, brincando, sem a menor pressa de entrar na sala, enquanto tentam, impacientes, fazê-los ir para as salas.
Ao inquirir esses alunos, a fala de todos era: "a Professora nunca começa a aula na hora, só depois de 10 minutos, então pra quê entrar agora eu não vou perder nada mesmo."
Nestes casos, esses Professores eram muito consistentes, só que de uma forma negativa, pois passavam para os alunos o seguinte ensinamento: Você não precisa cumprir com o horário, afinal eu também não estou cumprindo. Professor, o gerenciamento da sala de aula, envolve gerenciar também o Tempo. É muito comum os Professores reclamarem que "não deu tempo" de dar toda a aula, de cumprir o Planejamento, de terminar a atividade, etc, etc... As justificativas são muitas, porém o problema é um só, aparentemente: Falta de procedimentos para gerenciar o TEMPO. Se a estrutura da sua aula não está lhe trazendo os resultados esperados, então mude. Faça os ajustes necessários para aproveitar ao máximo o tempo especificado e, principalmente, comece e termine a aula no horário planejado.
Organize-se: coloque a nova estrutura da aula no canto do quadro, com tempo determinado para cada etapa. Trace os objetivos a serem alcançados em cada etapa. Organizando-a você faz com que alunos irão ver que há várias atividades a serem cumpridas, e que não ocorrerá tempo "ocioso".

Cadastro: SOS Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário