segunda-feira, 28 de maio de 2012

SOS Professor: "Gerenciamento de Sala de Aula - Regra Nº 09"

Na postagem do dia 21 de Maio discutimos sobre a "regra Nº 08", hoje detalharemos a Nº 09:
Discipline e corrija individualmente, jamais faça isso em público
Os jovens gostam muito de estar em evidência, serem vistos, e de saber que são populares entre os amigos. Enquanto que os alunos do Ensino Infantil e Fundamental I desejam ser acolhidos no sentido carinhoso da palavra ao serem ouvidos e considerados em suas necessidades, os jovens do Fundamental II e Ensino Médio vivem para preservar a auto-imagem no grupo.
Do Infantil ao Ensino Médio, apesar das características dos grupos serem bem distintas, há um dado em comum que não pode ser desconsiderado: o componente emocional. Ambos os grupos desejam ser aceitos, respeitados e valorizados.
Levar tudo isso em conta é de suma importância, pois é a base fundamental no relacionamento Professor x Aluno. E um dos fatores que contribui para comprometer o bom relacionamento é o fato de que muitos professores se revestem de ira ao disciplinar o aluno e o momento da correção que deveria ser um momento de ensino e reparação torna-se um momento de vingança e retaliação. Este comportamento de repreender em público acaba alimentando e reforçando o comportamento indisciplinado do aluno, que no sentido de defender a sua imagem perante o grupo, vai ate as últimas consequências para afrontar o Professor.
Precisa disciplinar? Faça-o de maneira discreta e use de sabedoria. Disciplina eficaz é aquela que faz com que o aluno aprenda tendo que reparar os erros cometidos e não ouvindo um sermão público.
Cadastro: SOS Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário