segunda-feira, 21 de maio de 2012

SOS Professor: "Gerenciamento de Sala de Aula - Regra Nº 08"

Na postagem do dia 08 de Maio discutimos sobre a "regra Nº 07", hoje detalharemos a Nº 08:
Tenha atividades planejadas para manter TODOS os alunos ocupados
Manter todos os alunos ocupados e trabalhando não é um sonho, porém exige planejamento de tempo e tarefas.
Já falamos da estrutura da aula, de como organizar o tempo, agora é a hora da organização das tarefas. Cada aluno tem um tempo diferente do outro, assim é óbvio que nem todos vão terminar as atividades na mesma hora.
Os alunos que finalizaram as atividades antes de todos ficam com tempo OCIOSO e acabam procurando algo para fazer, e quase sempre o que eles procuram fazer atrapalha os demais  que ainda estão fazendo a lição.
Então é preciso você ter um cinto de utilidades ou caixa do tesouro, chame como quiser, cheio de jogos, cartelas, atividades já estruturadas para o aluno ocupar aquele tempo com trabalho.
Para os alunos das séries iniciais mantenha uma caixa ou várias contendo jogos da memória, e muitos rótulos para colagem. Dependendo da série mantenha também cruzadinhas e joguinhos envolvendo as 4 operações básicas da matemática.
Já para o Fundamental II e Médio mantenha folhas de gibis ou HQs com os balões em branco para que os alunos criem os textos. Mantenha também, pequenos artigos com assuntos da atualidade, bem como jogos de raciocínio e desafio mental.
As possibilidades são infinitas, basta levantar as necessidades e interesses dos alunos e traçar os SEUS objetivos, assim todos ganham, e ninguém fica desocupado na sala de aula.
Cadastro: SOS Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário