domingo, 5 de agosto de 2012

Artigo - "Educação: como a relação aluno-professor influencia na deficiência do aprendizado"

Denise Oliveira Amorim Palomares1

Resumo:

O artigo parte de uma observação importante: a existência em inúmeras escolas públicas de deficiência no aprendizado. Um dos aspectos relevantes desse processo diz respeito à relação professor-aluno. As dificuldades enfrentadas com relação ao ensino são muitas e envolve a questão da indisciplina e do desinteresse dos alunos pelo saber, adquirindo um dimensão cada vez maior. A intenção aqui é considerar as causas deste comportamento que interferem na aprendizagem, assim como nas formas de ensino.

Palavras-chave: Aluno; Indisciplina; Professor; Criatividade; Motivação.

1 - Aluna do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina: palomares_denise@hotmail.com



9 comentários:

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  2. Para conseguir algum tipo de aprendizado seja ele conteudista ou de principios básicos para viver em sociedade é preciso que o professor se veja além de um "nada", ele se vendo assim nos leva a acreditar que o artigo valida este pensamento de que "a falta de estímulo do professor é devido a falta de investimento ou qualquer outro fator externo"...mas será que é externo?!? Talvez levemos para a sala algumas questões que nos incomodam, questões estas que talvez adquirimos devido a algum trauma vivenciado no ambiente escolar, familiar ou de repente na rua com os "coleguinhas"...talvez por uma cobrança exacerbada de um pai que sempre quis um filho "modelo" nº 01, ou algum tipo de violência seja física ou psicológica.
    Creio que seja sempre importante a gente se perguntar de vez em quando: Eu sou feliz com o que faço? Eu quero isso para mim? Porque se tratarmos nossas atividades lucrativas como algo desconectado de nossa "vida entre quatro paredes", vida social, não levaremos dessa parte da vida nenhum aprendizado. Entendo que temos momentos na vida difíceis e conflituosos, mas na relação professor-aluno, o adulto é você: professor(a), que escolheu uma profissão que exige muita paciência e criatividade, pois são seres humanos num encontro diário e intenso.

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  4. O que estamos discutindo é a relação professor-aluno no sentido destes dois agentes serem parceiros em descobertas e mediações de conteúdos que recebem via qualquer meio impresso, digital ou audiovisual.Quando falamos em inquietações estamos nos referindo a problemas/traumas pessoais, e que alguns profissionais levam isso para o ambiente educacional e descarregam em jovens(em formação). Nós adultos também estamos em formação, mas em se tratando de atitudes comportamentais é completamente diferente de um adolescente. O professor enquanto orientador/mediador ele poderia buscar alternativas de tornar sua mediação interessante, que despertasse curiosidade nos alunos independente dele já ter tido acesso ao conteúdo via "google", que na maioria das vezes vem cheio de erros. A grande busca de um profissional da educação é tornar a escola um espaço significativo, ou seja, que dialoga com a vida, com o cotidiano, em que independente dos muros físicos da escola eles não veem aquele espaço como prisão, para isso depende principalmente da relação professor-aluno, núcleo gestor-aluno, qualquer segmento escolar-aluno...muitas prisões são imaginárias, construidas sobre o alicerce de teorias fracassadas, que alimentam nosso ego individualista, e que vai de encontro à uma prática que não favorece a formação crítica do jovem...às vezes isso vai para a ação de forma inconsciente, por estarmos condicionados a ver as coisas apenas por uma ótica. Pensamos que um "pregador de sola de sapato" bem educado, com conteúdo será menos superficial e não chamará ninguém de "besta", será um bom sapateiro, profissão tão digna quanto a de um professor acadêmico...ele também poderá ser um professor de pregar sola de sapato melhor, e que o professor dele de alguma disciplina acadêmica não domina aquele aprendizado tão útil e necessário, e é por isso que precisamos do outro para viver, isso começa desde a barriga da mãe e vai até nossos alunos, que sem eles não há razão de haver escolas. Sim, para fazer ri, é preciso ser um bom palhaço, digo palhaço não no sentido vulgar, atribuído pelo um pensamento equivocado deste personagem tão verdadeiro.

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  5. Desnudo, sem o brilho da alma, já ofegante, o palhaço se investe de impoluta roupagem, blasfema aos quatro cantos, tenta a todo custo, se fazer acreditar... mas não consegue esconder no rosto verdade insólita a lhe culpar... colheita é digna de suas peripécias... já findas.

    Pobre e malfadado palhaço, espectador da vida sem graça... escravo de sua arte... escravo de seu karma infeliz...

    A lama a sua porta, a descrença já chegou... O vociferar é ouvido, ao longe de seu camarim abandonado... o palhaço é lágrima, dura lágrima do fim.

    Altari Bozza (http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/3719511)

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  7. Caro professor, acho que você está desviando o foco da discussão, quando tenta atacar com o jargão "malditos burocratas". O que estamos propondo através deste artigo é uma discussão sobre atuação pedagógica, não estamos culpando ninguém dos maus resultados de aprendizagem, não é nada pessoal.
    Acreditamos que você desempenha um bom trabalho no que diz respeito a formação crítica dos alunos, como você diz, para a "não servidão", dialogando com os mesmos, possibilitando a participação em sala, enfim, não sendo um mero depositador de conteúdos e valorizando o conhecimento que cada um já traz na sua bagagem de vida. Acreditamos também que não foi por acaso a sua adesão ao Projeto Professor Diretor de Turma e que está fazendo um bom trabalho.
    Pedimos que se sinta a vontade para fazer os comentários, estaremos sempre a ouvir, ler e discutir sobre essas temáticas que estão ligadas ao processo de ensino e aprendizagem.

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  8. A relação professor aluno é uma relação,e como toda relação que existe, com está não é diferente,ela também existe. Por isso professores e alunos, se abrasem,o mundo é lindo as flores estão ai para serem cheiradas e para perfumarem o mundo com o seu perfume inebriante. A relação professor aluno é a base de formação de uma sociedade totalmente igualitária e sem nenhum conflito. Para isso acontecer, o professor tem que ser a pura expressão; da dedicação do empenho e da vontade de mudar e de transformar o horizonte visual dos alunos,que por sua vez, terão no professor uma espécie de guardião do conhecimento verdadeiro e inabalável que lutará ferosmente contra aquelas pessoas que só sabem critícar, e não empenham a ação num movimento revolucionário de edificação dos valores norteadores da boa conduta, e de uma postura ética, baseada em princípios de harmonia e de compaixão, com a situação de alguns poucos que não adentraram nessa vida de amor mútuo e de fé em um senhor supremo e ao mesmo tempo companheiro.
    Pessoal...Agora meus olhos estão abertos,uma luz foi lá no fundo, e disse -Professor você é a ultima bolacha do pacote, e precisa de mentes abertas para ouvir o que você tem a dizer.
    Este texto é o meu pedido de desculpas, por tudo que falei,quando ainda não tinha o coração purificado pelas palavras doces de um anjo.

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  9. Vamos professor diretor de turma, se manifeste. Como esse sujeito do conhecimento chamado professor, pode colaborar na transformação das atuais condições educacionais? Sabe professor,pensado bem, eu acho que está tudo tão bem,que nem precisa mudar. E você o que pensa sobre isso?

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