quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Artigo: "Prova como Instrumento de Avaliação"

Maria Aparecida de Campos Hernández*
Marília Costa Dias**

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo descrever a prova como instrumento de avaliação, observando-a, dentro de seus limites, metas e soluções. Procurando entender todo o fator circunstancial que a envolve. Neste estudo foram realizadas entrevistas que propiciaram o conhecimento de como a avaliação é realizada nessas instituições, bem como saber se a escola poderia prescindir das provas para fazer a avaliação da aprendizagem, com qual periodicidade as provas são realizadas, se a prova é o único instrumento avaliativo dentro do processo do ensino e da aprendizagem, essas entrevistas também esclareceram como os professores elaboram as provas e como fazem a sua devolutiva. As fontes bibliográficas utilizadas foram as mais diversas. Entre essas destacam-se Jussara Hoffmann, Antoni Zabala e Perrenoud e outros que abordam o que há de mais significativo no assunto, objetivando sua discussão em prol da melhoria tanto do ensino como da aprendizagem. Portanto, este estudo pretende discutir acerca da avaliação escolar, apontando propostas pedagógicas com as novas perspectivas para um instrumento chamado prova.

Palavras-chave: Aprendizagem, Avaliação, Ensino, Erro, Prova.

* Aluna do Curso de Pedagogia, do Instituto Superior de Educação Vera Cruz.
** Orientadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário