quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Dissertação - "O papel da escola frente aos desafios do século XXI: a opinião de jovens estudantes do Ensino Médio do Distrito Federal"

Paula Fernanda de Melo Rocha*

Resumo:

Este trabalho apresenta os resultados e análise de uma pesquisa realizada com jovens estudantes do ensino médio de duas regiões administrativas do Distrito Federal. A pesquisa teve como principal objetivo investigar as opiniões desses jovens sobre o papel da escola frente aos desafios do século XXI. Além disso, buscou também caracterizar a juventude, identificar os desafios percebidos por eles e relacioná-los ao papel da escola, analisar a relação entre o papel desempenhado pelas escolas e seus anseios pessoais e profissionais, bem como propor, a partir dos apontamentos feitos, algumas iniciativas a serem tomadas pelas escolas. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, cujos dados foram coletados a partir da aplicação de questionários e da realização de grupos focais. A análise foi feita quantitativa ou qualitativamente, a fim de atender aos objetivos da pesquisa. Quanto aos resultados, é possível afirmar que os jovens têm muito a dizer e clamam para serem ouvidos; desejam intervir e contribuir com os rumos da educação desse século. Concluiu-se que abrir espaços para o diálogo e permitir que os jovens participem do planejamento e da execução das ações significa ampliar as possibilidades de práticas pedagógicas bem sucedidas, coerentes com os desejos e objetivos pessoais e profissionais dos principais atores desse processo: os estudantes. Por fim, este estudo também deixa claro que a escola do século XXI precisa vincular-se às novas tecnologias e aos meios de comunicação, bem como oportunizar a todos os indivíduos uma educação permanente, conectada ao mundo do trabalho e ao exercício de cidadania.

Palavras-chave: Juventude, Educação, Trabalho, Ensino Médio, Escola Pública, Escola Privada e desafios do século XXI.

*Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade Católica de Brasília em 2007. Orientador: Professor Dr. Luiz Síveres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário