quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Salto para o Futuro - "Juventude e Escolarização: os sentidos do Ensino Médio"

Juventude e escolarização: os sentidos do Ensino Médio

Quem são os jovens que chegam ao Ensino Médio no Brasil? Quais são seus desejos e expectativas? Existe uma cultura própria da juventude? Ou há juventudes e, assim, diferentes expressões culturais juvenis? Essas são algumas das indagações que fazem parte da série Juventude e escolarização: os sentidos do Ensino Médio, que conta com a consultoria de Juarez Dayrell, coordenador do Observatório da Juventude, da UFMG. A leitura dos textos que compõem esta publicação eletrônica, aliada à audiência da série televisiva de mesmo nome, certamente possibilitarão reflexões sobre temas como “a crise de legitimidade da escola”, “a incongruência entre o que a sociedade espera da escola e o que a escola tem sido capaz de oferecer à sociedade”. Os sentidos atribuídos pelos jovens à educação; A participação juvenil em diferentes contextos escolares; A construção de projetos pedagógicos que efetivamente respondam aos anseios dos jovens. Essas e outras questões estão postas para pesquisadores e professores em seus cotidianos e são desafios para as políticas públicas intersetoriais em interface com a educação. A TV Escola, por meio do programa Salto para o Futuro, ao retomar a temática da relação entre os jovens e o Ensino Médio, na série Juventude e escolarização: os sentidos do Ensino Médio, pretende contribuir para esse debate tão significativo para a educação em nosso país. Afinal, os projetos de futuro dos jovens expressam o próprio futuro da sociedade brasileira: a mudança de um modelo profundamente excludente, em especial com os jovens das camadas populares, como tem se constituído ao longo da história, para uma sociedade mais justa e equânime para todos. Acreditamos na potência da educação como um dos caminhos para tornar realidade esta utopia.
Rosa Helena Mendonça


Continue lendo em: Salto para o Futuro - "Juventude e Escolarização: os sentidos do Ensino Médio"

Nenhum comentário:

Postar um comentário