quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A Sala de Aula no Contexto da Educação do Século 21 (Márcia Marques de Morais)


Professora do curso de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) – Coração Eucarístico. E-mail:mmorais@pucminas.br


Apresentação

Em que medida a linguagem poderia ter um papel estratégico diante dos desafios que devem ser enfrentados pela educação, personificada na figura do professor, na sala de aula? Para a autora, sua função é significativa, considerando, no mínimo, duas vertentes em que a linguagem, em sentido lato, e a linguagem verbal, em sentido estrito, conformam os saberes, no sentido não só de referenciá-los, expressá-los, representá-los ou comunicá-los. A primeira vertente é que, como código verbal, a linguagem é instrumento de produção de sentidos, concretizados tanto em textos escritos quanto no registro oral. A segunda vertente, a da recepção de sentido, menos tecnicamente chamada leitura, é também ela, estratégica, diante dos desafios do aprender.
Ler é multiplicar pontos de vista; ler é distinguir no texto, como dispersão de sujeitos e orquestração de vozes, a diversidade que caracteriza a realidade; ler é potencializar habilidades diversas e, sobretudo, aquela de transferir e associar, indispensáveis ao próprio aprender. Isso tudo dito de modo teórico, muito técnico.
A autora aponta, ainda, como intensa e profunda marca da educação do século 21, a formação humanista,
[...] a grande responsável pelo cidadão comprometido com o outro e empenhado em atuar socialmente. São as humanidades saberes fundadores de toda e qualquer transformação; proporcionam as humanidades pressupostos a quaisquer outras ciências, de tal modo que, só tocados pelas ciências humanas é que nos é possível o movimento de verticalização mais justo e seguro, na busca de outros saberes e no intérmino e contínuo processo de aprender.

Oroslinda Taranto Goulart
Diretora de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais


SUMÁRIO

A Sala de Aula no Contexto da Educação do Século 21

EDUCAÇÃO EM TEMPOS E ESPAÇOS OUTROS 
ENSINAR E APRENDER – UM PERMANENTE DIÁLOGO
APRENDER A APRENDER – ALICERCE DO PROCESSO EDUCATIVO
LINGUAGEM E APRENDIZAGEM – RIMA QUE PODE SER SOLUÇÃO 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 




Nenhum comentário:

Postar um comentário