quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Semana Pedagógica (SOS Professor)

Semana Pedagógica

De fato o ano letivo começa quando inicia a Semana Pedagógica dentro da Escola. Infelizmente muitas não sabem verdadeiramente o que fazer na Semana Pedagógica e outras utilizam este precioso tempo apenas para ficar discutindo longos textos, realizando dinâmicas de motivação, um oba-oba que não acrescente nada de concreto ao trabalho que deverá ser realizado ao longo do ano.
Mas, o que é a Semana Pedagógica? Por que ela é importante? Por que a Escola DEVE realizá-la? Objetivamente falando a Semana Pedagógica é um momento de analisar o que deu e o que não deu certo, ajustar e corrigir o rumo do que deu errado, planejar novas ações para fazer mais do certo e menos do errado, implementar as ações, ou popularmente falando: arregaçar as mangas e fazer acontecer.
Geralmente esta Semana Pedagógica ocorre no mês de Janeiro ou início de Fevereiro, logo que os Professores retornam do recesso. Em algumas Escolas ocorrem em 5 dias, outras em 7 a 10 dias. O fato é: não importa se você tem mais ou menos tempo, o que importa é que há assuntos ou temas importantes que não podem deixar de ser discutidos nesse período.

Pauta/Temas da Semana Pedagógica
  1. Integração dos Professores novos com todos membros da Equipe (Apoio, Administrativo, etc), bem como o esclarecimento das metas da escola a serem atingida nesse novo ano.
  2. Análise dos dados do ano anterior (Aprovação/Reprovação/Por Sala/Turma/Índices: IDEB-SPAECE-ENEM/Vestibulares).
  3. Ajustes no Projeto Político Pedagógico - PPP com avaliação e monitoramento das metas estabelecidas.
  4. Desafios enfrentados no ano anterior, com definição de ações/soluções para o novo ano.
  5. Calendário Escolar e estabelecimento da Rotina Escolar.
  6. Passagem da turma para o novo Professor (Informar as necessidades a serem trabalhadas e progressos já alcançados).
  7. Planejamento Geral (Plano de Ensino/Projetos/Reforço/Avaliação/Alunos com Necessidades Especiais).
  8. Formação Continuada: Como ela ocorrerá durante o ano?
  9. Avaliação Institucional e da Equipe: Informar como ela ocorrerá.
Materiais Necessários:
  1. Quadros com índices de aproveitamento por sala/turma.
  2. Quadro de Horário das Aulas.
  3. Calendário Escolar.
  4. PPP.
  5. Proposta Curricular.
  6. Planos de Ensino.
  7. Projetos/Programas que escola aderiu (Projeto Professor Diretor de Turma - Projeto Jovem de Futuro - Reorganização Curricular do Ensino Médio - Ensino Médio Noturno dentre outros).
Lembre-se a Semana Pedagógica começa no início do ano letivo, porém só termina quando o ano letivo se encerra. Encare da seguinte forma, o PPP é a bússola que norteará todo o trabalho desenvolvido no ano, e a Semana Pedagógica fornece o grande "itinerário", dessa jornada. Por esta razão é de extrema importância logo no início do ano mostrar a toda a Equipe, o resultado, em números, do trabalho que eles estão desempenhando na Escola. Só assim ficará claro que se o resultados apresentados ainda não são satisfatórios, significa que a Equipe terá que fazer melhor neste novo ano, ou seja, fazer diferente do que estão fazendo até então, e para isso será necessário implantar novas ações, dar importância a capacitação que deve ser constante e fazer parte da rotina da Escola.
Caberá ao Coordenador, juntamente com os demais envolvidos na Equipe Estratégica (Núcleo Gestor) elaborar um Programa de Educação Continuada para todos os membros da Equipe, juntamente com a representação da Secretaria de Educação (Estadual ou Municipal), pois é a capacitação dos envolvidos que garantirá que as metas estabelecidas no PPP e compartilhadas na Semana Pedagógica sejam alcançadas.
A Semana Pedagógica tem seus objetivos atingidos quando todos saem dela sabendo que a "sua" parte compõe o "todo", e que se esse "todo" está "doente" e caminha de modo ineficiente, então cada um deverá mudar. Ficar do mesmo tamanho também já não será mais uma opção, todos deverão crescer, aprimorar-se, fazer o melhor e sair em busca de mais.
Agora você decide: ou fica do mesmo jeito e continua contribuindo para deixar a Escola "doente", ou aceita o desafio de mudar e trazer possíveis saídas. Então, o que vai ser?



Nenhum comentário:

Postar um comentário