quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Por uma Sociedade Educadora (Eliezer Pacheco - MEC)

Apresentação

Ao longo de dezesseis anos, a cidade de Porto Alegre (RS) viveu a experiência de implantação de um estilo de administração popular que privilegiou a radicalização da democracia, o desenvolvimento tecnológico e o combate à exclusão social. O projeto político-pedagógico para a educação, em coerência com esses eixos, buscou traduzi-los em políticas educacionais capazes de responder aos desafios aí propostos. Sua perspectiva era de que a educação não ocorre apenas nos espaços de educação formal, mas resulta das experiências vivenciadas em todos os espaços da cidade pela ação do conjunto das organizações, governamentais ou não. Isso se traduziu no conceito de Cidade Educadora, na qual o poder público e a sociedade exercem, articuladamente, sua função educadora visando à construção de uma cultura fundada na solidariedade entre indivíduos, povos e nações. Trata-se de de uma educação vinculada a um Projeto Democrático e Popular, comprometido com a emancipação dos setores explorados da sociedade, na perspectiva de uma Educação Popular que assimila e supera os princípios e conceitos da escola cidadã. Mais do que isso, a Cidade Educadora educa a própria escola e é educada por ela, que passa a assumir um papel mais amplo na superação da violência social. Os projetos estão especialmente articulados com o conjunto de organismos governamentais e sociedade civil organizada, estabelecendo uma relação dialética em que todos são educadores e educandos. “Escola Cidadã”, “Cidade Educadora”, “Participação Popular” são partes inseparáveis de um projeto pedagógico progressista e contemporâneo. O autor, Eliezer Pacheco, foi secretário municipal de Educação de Porto Alegre e vivenciou o processo de implantação do Projeto “Porto Alegre, Cidade Educadora”. No texto a seguir ele mostra que o conteúdo do trabalho desenvolvido nessa perspectiva afirma a capacidade que tem o gestor público, em uma estrutura de Estado controlada socialmente, de administrar e transformar a educação em um instrumento a serviço da inclusão e da radicalização democrática.

Oroslinda Maria Taranto Goulart
Diretora de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais


SUMÁRIO

Por uma Sociedade Educadora

A CIDADE EDUCANDO A ESCOLA
A QUESTÃO DA CIDADANIA
EDUCAÇÃO E PROJETO POLÍTICO
A ESCOLA E A COMUNIDADE 
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E HEGEMONIA
AS ASSESSORIAS PEDAGÓGICAS
APRENDIZAGEM PARA ALÉM DA ESCOLA


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