quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Artigo: "Educação e Imaginário Social: revendo a escola"

Nilda Tevês Ferreira*
Marisa Faermann Eizirik**

São inúmeras as reflexões acerca da educação em geral e da escola em particular. Cientistas de diferentes áreas do conhecimento vêm aceitando o desafio de reconsiderar seus saberes e fazeres no avanço das ciências. Há como um consenso de que não existe uma metalinguagem geral, única, sob a qual todas as produções científicas devam ser traduzidas, transcritas e avaliadas. Após tantos anos de cientificismo, parece ter chegado o momento da desconfiança, das incertezas, das dúvidas diante de verdades instituídas. Saberes inquestionáveis, frutos de investigações empíricas elaboradas com bastante rigor, apontam agora para zonas sombrias. Descobre-se que o real e o ideal, o concreto e o abstrato, a matéria e as relações são conceitos instituídos socialmente e que neles está presente o modo de produção de seus sentidos. Olhares diversos constituem seus objetivos de conhecimento, e cada cientista sabe que seu olhar é apenas um dos possíveis olhares. Isso quer dizer que a complexidade está sempre presente na produção do conhecimento. Essa complexidade significa a possibilidade que um objeto ou sujeito tem de comportar muitos elementos, múltiplas interações. Os pressupostos positivistas e intelectualistas, em sua totalidade, esbarram com essa complexidade. Falar de complexidade é, pois, afastar os reducionismos da explicação simples e da causalidade. Isso serve também para as pesquisas na área da educação.


*Doutora em Educação e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
**Doutora em Educação e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

domingo, 5 de agosto de 2012

Artigo - "Educação: como a relação aluno-professor influencia na deficiência do aprendizado"

Denise Oliveira Amorim Palomares1

Resumo:

O artigo parte de uma observação importante: a existência em inúmeras escolas públicas de deficiência no aprendizado. Um dos aspectos relevantes desse processo diz respeito à relação professor-aluno. As dificuldades enfrentadas com relação ao ensino são muitas e envolve a questão da indisciplina e do desinteresse dos alunos pelo saber, adquirindo um dimensão cada vez maior. A intenção aqui é considerar as causas deste comportamento que interferem na aprendizagem, assim como nas formas de ensino.

Palavras-chave: Aluno; Indisciplina; Professor; Criatividade; Motivação.

1 - Aluna do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina: palomares_denise@hotmail.com



terça-feira, 31 de julho de 2012

SOS Professor: "Jovens mimados geram adultos fracassados."

Você tem alunos que "se acham a última bolacha do pacote?". E colegas de trabalho dentro da Escola que se acham o "supra-sumo" e que, portanto, não admitem serem cobrados, orientados ou advertidos, pois sabem demais?
Recentemente a Revista Época publicou um artigo intitulado "Por que a Educação moderna criou adultos que se comportam como bebês?", o qual reproduzimos abaixo:

Cadastro: SOS Professor

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Artigo - Livros de Ocorrência: da prática de Vigiar e Punir aos “recursos para o bom adestramento" (Anailton de Souza Gama)

Resumo: 
Este artigo apresenta uma análise discursiva realizada nos livros de ocorrência de uma escola da rede pública estadual do município de Nova Andradina-MS. Com pressupostos da Análise do Discurso de linha francesa, objetivamos verificar a violência simbólica que ocorre na escola através da prática de registro de ocorrências, culminando com as reflexões de Michel Foucault em sua obra Vigiar e Punir. Tendo em vista que a AD está vinculada às questões teóricas relativas à ideologia e ao sujeito e que essas se dão nas relações de poder que a linguagem exerce sobre as pessoas e que o “sujeito” é constituído na e pela a linguagem, enquanto contradição e desejo, e que a história é entendida como processo de produção de sentidos, enquanto a língua é um corpo espesso e denso transpassado de cortes, essas noções contribuem para a nossa pesquisa e para a compreensão da inter-relação entre os adolescentes-alunos e a escola, fazendo emergir temas transversais como a diversidade cultural, a ética e a cidadania.


Palavras-chave: Livros de Ocorrência; Violência Simbólica; Sujeito; Ideologia.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Artigo - Ensino Médio: Em Busca do Princípio Pedagógico (Paolo Nosella)

Doutor em Filosofia da Educação e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho. E-mail: nosellap@terra.com.br

Resumo:
O debate sobre a problemática do Ensino Médio se intensificou. Não se trata de um debate novo. Porém, nestes últimos anos, ganhou novo fôlego, repercutindo inclusive nos meios de comunicação de massa. No intuito de contribuir para este debate, o texto traz informações de caráter histórico e considerações teóricas. Defende a tese de que o trabalho é o princípio educativo geral de todo o sistema escolar. A especificidade pedagógica do Ensino Médio decorre do momento vivido pelo jovem em busca de sua definição moral, intelectual e social. Por ser a fase final do ensino básico, é de caráter formativo não profissionalizante. A atual apologia e expansão da profissionalização precoce é uma declaração da falência e do abandono do Ensino Médio público, humanista, "culturalmente desinteressado", destinado a preparar dirigentes.

Palavras-chave: Educação, Ensino Médio, Trabalho e Educação, Princípio Pedagógico.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Salto para o Futuro: Coordenação Pedagógica em Foco

Salto para o Futuro: Coordenação Pedagógica em Foco:
"O que me interessa fortemente (...) não é dar receitas, mas é propor desafios, é discutir aspectos que eu considero necessários e permanentemente presentes na prática docente, que eu chamei de saberes fundamentais." Paulo Freire

As palavras em epígrafe são de Paulo Freire e referem-se ao "pequeno" livro que o educador acabara de lançar naquele já distante ano de 1997 - Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. A série Coordenação Pedagógica em Foco - com a qual o programa Salto para o Futuro, da TV Escola, abre a temporada de 2012 - propõe justamente desafios para 'melhoria de qualidade da educação', na perspectiva de 'redes colaborativas e comunidades de 'aprendizagem'. A centralidade do papel do Coordenador Pedagógico nesse processo é destacada nos textos e nos programas televisivos.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Livro: "Autonomia e Educação em Immanuel Kant e Paulo Freire" (Vicente Zatti)

Introdução:
O interesse em pesquisar o tema autonomia e educação tomando como referência Immanuel Kant e Paulo Freire surgiu a partir da constatação de situações do meio escolar e social atual que levam a ou se caracterizam como situações de heteronomia. Destaco dentre essas situações a forma como grande parte dos alunos desenvolvem uma capacidade de compreensão insuficiente, se mostram arredios à leitura, seguem a moda irrefletidamente, apresentam dificuldade em pensar por conta própria e discutir criticamente os assuntos que envolvem, inclusive, seu cotidiano. A nível social destaco a estetização do mundo da vida que leva ao individualismo, à indiferença com o humano, à irresponsabilidade, à massificação e a consequentes formas de pensar e agir homogeneizados, não autênticos e autônomos. Além disso, a razão instrumental promove hoje a colonização de diversas esferas do mundo da vida, gerando uma sociedade em muitos aspectos desumanizante e irracional, que prioriza o econômico em detrimento do humano.