terça-feira, 31 de janeiro de 2012

SOS Professor - Estratégias para a Sala de Aula: "O Problema não é a Disciplina"

Todos os dias os Professores estão às voltas em preparar o Plano de Aula ou o Semanário com as aulas a serem dadas naquela semana. As tarefas são planejadas, os materiais são separados. Ele crê que ao fazer desse modo, os alunos aprenderão, e se algo der errado simplesmente aplica a disciplina.
Então... Algo dá errado e os problemas aparecem. O Professor procura preparar a aula seguinte perguntando-se o que ele pode fazer para conseguir a atenção dos alunos, ou motivá-los a empenharem-se nas aulas. Acreditando que alunos mais atentos e motivados oferecerão menos problemas de disciplina. Mas, no dia seguinte o ciclo repete-se e o Professor continua tentando lidar com a falta de disciplina dos alunos. O problema é que a maioria dos Professores não gastam nenhum tempo gerenciando as suas salas de aula. Se os procedimentos de gerenciamento de sala de aula fossem ensinados, a maioria dos problemas de disciplina na sala desapareceria e mais tempo sobraria para ensinar.
Você entra na sala de aula munida com os materiais e o Plano de Aula, naquele dia você até criou uma aula mais divertida para prender a atenção dos alunos, porém isso não é o suficiente. Se você ainda não criou procedimentos para: prender a atenção dos alunos, distribuir as tarefas, entrar na sala de aula, registro da aula no caderno, trabalho em grupo, procedimentos para faltas e atrasos, entregas de trabalhos e tarefas, apresentação de seminários, procedimentos para quando um aluno finaliza as tarefas antes de todos e um sem número de outras situações que necessitam de novos procedimentos, então lhe digo que quem controla a sala de aula não é você e sim os seus alunos. Eles é que de fato estão gerenciando a sua sala de aula do jeito que eles querem.
Um Professor eficiente é um mestre no gerenciamento da sala de aula, pois ele sabe que o sucesso do aluno apenas ocorrerá quando o ambiente da sala de aula estiver organizado e estruturado para que o aprendizado possa ocorrer. E isso só acontece quando o aluno está realmente engajado na execução das tarefas.
Gerenciamento da Sala de Aula e Disciplina não são as mesmas coisas. O Professor não disciplina a sala de aula, ele gerencia a sala de aula. Nenhum aprendizado ocorre quando você fica o tempo todo disciplinando. Tudo que a disciplina faz é minimizar um comportamento incorreto, porém não garante aprendizado. O aprendizado só ocorre quando os alunos estão concentrados na realização das tarefas.

 - DISCIPLINA: tem a ver em como os alunos se COMPORTAM
 - PROCEDIMENTOS: tem a ver em COMO as coisas devem ser FEITAS
 - DISCIPLINA: tem a ver com punição e recompensas
 - PROCEDIMENTOS: não existe punição e nem recompensas

A grande maioria dos problemas que os Professores chamam de `problemas de comportamento`, nada tem a ver com indisciplina. O problema número um na educação não é a falta de disciplina, é a falta de procedimentos e rotinas que acabam deixando os alunos `no escuro`sem saber como proceder na sala de aula. Para que os alunos saibam o que se passa na cabeça do Professor é necessário que o mesmo se manifeste criando os procedimentos e rotinas para o bom funcionamento da aula.

PORQUE OS PROCEDIMENTOS SÃO IMPORTANTES ?

Os alunos aceitam prontamente a ideia de ter um conjunto bem definido de procedimentos, porque isso simplifica o seu dia a dia. Procedimentos eficientes possibilitam que várias tarefas sejam realizadas dentro do tempo previsto, com o mínimo de confusão e perda de tempo. Quando os procedimentos não são estabelecidos, muito tempo da aula é gasto na organização e realização das atividades. Como resultado surgem os comportamentos indesejáveis e então gasta-se mais tempo tentando colocar ordem no ambiente. Os procedimentos são o alicerce que dão sustentação ao aprendizado dos alunos. O rendimento final dos alunos está intrinsecamente ligado a como o Professor estabelece o controle da sala de aula por meio dos procedimentos criados logo na primeira semana de aula.
           
Roseli Brito (Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach)

Mais artigos em: SOS Professor
Para receber artigos/ sugestões de aulas, cadastre-se em: SOS Professor Cadastro

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Semana Pedagógica nas EEFM Menezes Pimentel (Potengi) e EEFM de Campos Sales

Nos dias 20 e 27 do mês de Janeiro a equipe do Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem - NRDEA participou da Semana Pedagógica das EEFM Menezes Pimentel (Potengi) e de EEFM de Campos Sales, respectivamente.
Efetivando-se com a Superintendência Escolar, Coordenação do Projeto Professor Diretor de Turma, Supervisão do Projeto Jovem de Futuro, focando o Projeto "Primeiro, Aprender!" (Fátima), Projeto Jovem de Futuro (Mônica), Elaboração de Itens (Zeneide), Elaboração de Projetos (Leonarda) e a importância e funcionalidades do Projeto Professor Diretor de Turma (Adriano e Renato).


Auditório da EEFM de Campos Sales

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Racionalidades e Práticas na Gestão Pedagógica - O Caso do Diretor de Turma

Virgínio Sá (Edição - Instituto de Inovação Educacional)


Num contexto tradicionalmente marcado por uma administração centralizada do sistema de ensino, a excessiva normativização e a hiper-regulamentação que se abatem praticamente sobre todas as matérias de caráter organizacional, administrativo e pedagógico, têm pelo menos a vantagem de assinalarem, aos olhos do investigador, a maior ou menor centralidade e a relevância política e administrativa que, historicamente, foi sendo conferida a certas áreas.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Livro: "Por que Falar ainda em Avaliação?"

O ato de avaliar não se destina a um julgamento definitivo, pois não é um ato seletivo. Ele se destina ao diagnóstico e, por isso mesmo, à inclusão; destina-se à melhoria do ciclo de vida. Por isso, é um ato amoroso.
O livro está dividido da seguinte maneira:
1. Especificidades da avaliação que convém conhecer
Marlene Correro Grillo
Valderez Marina do Rosário Lima
2. Questões sobre avaliação da aprendizagem: a voz dos professores
Valderez Marina do Rosário Lima
Marlene Correro Grillo
3. Critérios de avaliação a serviço da aprendizagem
Rosana Maria Gessinger
Marlene Correro Grillo
Ana Lúcia Souza de Freitas
4. Autoavaliação: por que e como realizá-la?
Marlene Correro Grillo
Ana Lúcia Souza de Freitas
5. Os desafios do planejamento e da prática de avaliação em ambientes on-line
Márcia de Borba Campos
6. O uso pedagógico do cinema: estratégias para explorar e avaliar filmes em sala de aula
Helena Sporleder Côrtes
7. Diferentes formas de expressão da aprendizagem
Valderez Marina do Rosário Lima
Marlene Correro Grillo
João Batista Siqueira Harres
8. Questões de prova e suas especificidades
Valderez Marina do Rosário Lima
Rosana Maria Gessinger
Marlene Correro Grillo
9. Contribuições para a elaboração de questões de resposta livre
Marlene Correro Grillo
Rosana Maria Gessinger
10. Contribuições para a elaboração de questões objetivas
Marlene Correro Grillo
Rosana Maria Gessinger



Mais livros? Baixe-os no site da Editora PUC/RS

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Município de Iguatu (16ª CREDE) implanta o Projeto Professor Diretor de Turma


A Prefeitura Municipal de Iguatu, na perspectiva de melhorar a qualidade do ensino ofertado a seus alunos, implantou, a partir de 01/03/2011, o projeto Professor Diretor de Turma. A iniciativa é balizada pela experiência do Governo do Estado que desenvolve o projeto desde o segundo semestre de 2008. 
O projeto visa a construção de uma escola que que eduque a razão e a emoção, visando o acesso, a permanência e o sucesso dos cidadãos por ela atendidos. É um projeto de execução simples, em que um professor que ministre qualquer disciplina, assume o compromisso de responsabilizar-se pelos alunos de uma única turma. 
A exigência imprescindível é que este professor tenha perfil adequado para assumir a função que, dentre outras atribuições, tem que ter o conhecimento pormenorizado de cada um dos alunos, fornecendo os elementos de que a escola e os professores precisam para melhor orientá-lo em suas necessidades específicas, e mediando todo o processo educativo deste aluno.
Em Iguatu, o projeto envolverá 08 Professores Diretores de Turma em 09 turmas de alunos em 03 unidades de ensino, todas da zona urbana: Colégio Adahil Barreto, Bairro São Sebastião; EEF Maria Pacífico Guedes, Centro; e EEF Maria Selvita Bezerra, Bairro Penha. A capacitação deste profissionais aconteceu nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2011, na 16ª CREDE, sob a facilitação de Solange Holanda (CRPPDT), com carga horária de 16 horas.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Planejamento Anual e Indisciplina Diária

O ano começa e com ele novas expectativas de maiores realizações pessoais. O trabalho pedagógico também deve renovar-se e alcançar novos resultados. O instrumento que norteia todo o processo educativo é o Planejamento Escolar. Entretanto, os bimestres passam e a mudança nos alunos em termos de caráter, amadurecimento, relacionamentos são muito poucas. A indisciplina é a mesma, falta motivação, interesse e comprometimento. Mas, o que acontece realmente, que faz com que no final do ano, o sentimento de expectativa inicial tenha se transformado em frustração, e constatação de que o planejamento não " funcionou ". A grande questão que faz com que boa parte dos planejamentos falhem, é que eles são muito centralizados em conteúdos, estratégias de ensino, dar conta do livro didático, avaliações, e por esta razão abrangem apenas 50% do processo de educar, pois ignoram outras questões fundamentais que precisam ser trazidas em pauta e que extrapolam a sala de aula. Planejamento Escolar não é uma perda de tempo, também não é um documento que é feito uma vez por ano e guardado em uma gaveta, não é algo imutável que não deva ser ajustado ao longo do caminho, e também não é simplesmente copiar e colar os conteúdos do livro didático apenas distribuindo-os ao longo dos bimestres. Planejamos para alcançar algo, para criarmos alguma coisa, para atingirmos um objetivo. É preciso um novo modelo de planejamento pedagógico, que priorize o desenvolvimento da pessoa, e não apenas do aluno. Desenvolver uma pessoa vai muito além dos livros didáticos, das provas, avaliações e lições de casa.
Abaixo está o esboço de um Plano de Ação com dez itens para serem considerados no seu próximo planejamento:

SOS Professor - Estratégias para Sala de Aula: Dicas para Reunião de Pais

Lidar como ser humano não é uma tarefa fácil. Para o Professor isso fica ainda mais difícil quando chega o momento das Reuniões de Pais, que é um momento carregado de muita tensão emocional.
Para você brilhar na próxima reunião de pais, aqui vão algumas dicas para você usar:


sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

"Gente Gera Lixo" - Colégio Estadual Wilson Gonçalves (CEWG - Crato)

O projeto Jogando Limpo, sob a orientação do professor de Formação para a Cidadania (Diretor de Turma), Marcos Carvalho, desenvolveu durante o mês de Dezembro ações no que diz respeito à consciência ambiental de nossos alunos, nas dependências internas e arredores do colégio. As salas de aula bem como os pátios foram visitados, analisados e fotografados onde os alunos puderam observar o lixo deixado ali pelos demais. Todo o lixo foi recolhido e entregue à coordenação pedagógica com o intuito de se trabalhar a questão ambiental da escola. Logo após o mesmo foi colocado em recipientes apropriados. O professor destacou a presença de pratos e talheres jogados no entorno do refeitório do colégio. Parabéns ao 1º Ano G tarde pela iniciativa e participação.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

25 Maneiras para Conquistar os Alunos

De acordo com uma pesquisa, apenas um a cada quatro alunos do 6º ano ao ensino médio dizem que as suas escolas oferecem um ambiente acolhedor. Esta constatação é surpreendente.
Como podemos inspirar os alunos a mostrar empatia uns pelos outros, se nós falhamos em mostrar isso em nós.
Na verdade, nós nos importamos muito, porém nosso foco está centrado apenas no desenvolvimento acadêmico e acabamos por ignorar os pequenos gestos que demonstram carinho.
Interessante dizer que, o menor caminho para o sucesso acadêmico de muitos alunos é através dos seus corações. Eles não se importam com quanto nós sabemos, o que eles querem saber é o quanto nós nos importamos.
Aqui vão 25 dicas que, se praticadas diariamente, garantirão o seu nome no Hall da Fama junto aos Alunos, Pais e Direção da Escola.
1.            Aprenda o nome dos seus alunos
2.            Lembre a data de aniversário deles
3.            Pergunte como eles estão e/ou como se sentem
4.            Olhe nos olhos quando conversar com eles
5.            Ria junto com eles
6.            Diga-lhes o quanto você gosta de estar com eles
7.            Encoraje-os a pensar grande
8.            Incentive-os a persistirem e celebre os resultados
9.            Compartilhe do entusiasmo deles
10.         Quando estiverem doentes envie uma carta ou um bilhete
11.         Ajude-os a tornarem-se experts em algo
12.         Elogie mais e critique menos
13.         Converse a respeito dos sonhos ou do que os afligem
14.         Respeite-os sempre
15.         Esteja sempre disponível para ouví-los
16.         Apareça nos eventos que eles realizarem
17.         Encontre interesses em comum
18.         Desculpe-se quando fizer algo errado
19.         Ouça a música favorita deles com eles
20.         Acene e sorria quando estiver longe
21.         Agradeça-os
22.         Deixe claro o que você gosta neles
23.         Recorte figuras, artigos de revistas que possam interessá-los
24.         Pegue-os fazendo algo certo e cumprimente-os por isso
25.         Dê-lhes sua atenção individual
Professor(a), esses 25 comportamentos traduzem a essência do que é criar um relacionamento baseado no Amor e não na nota bimestral.
Coloque em prática essas dicas e veja a mudança no comportamento dos seus alunos.
Roseli Brito - Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach
Contato: contato@sosprofessor.com.br

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Professores, Coordenadores e Diretores: SOS Professor

Faça um mini curso gratuito referente a Indisciplina na Sala de Aula.
Mini Curso de Gerenciamento da Sala de Aula.
Este curso será enviado em 5 lições por e-mail.
O mesmo não contempla entrega de trabalhos,nem lições, nem avaliações, bem diferente de uma sala de aula convencional e portanto também não contempla certificado.
É apenas para frisar que o aprimoramento vem de nossa busca espontânea por conhecimento e  por melhores estratégias para nossos alunos e nosso crescimento profissional.
A cada três dias você receberá uma nova lição. Desse modo você terá a chance de aplicar o que aprender antes da próxima lição chegar.
Cada lição foi planejada para dar a você estratégias simples de ensino, as quais lhe ajudarão a tornar o gerenciamento da sala de aula mais efetivo. 

Endereço: SOS Professor

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

I Reunião com os Diretores Escolares da 18ª CREDE - 2012

Foi realizado no dia 05 de Janeiro de 2012 no auditório da 18ª CREDE, em Crato, a I Reunião com os Diretores das escolas da regional citada, com os objetivos de se discutirem:
  • Matrícula;
  • Lotação;
  • Calendário Letivo;
  • Ambientes;
  • Projeto Professor Diretor de Turma.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Sugestões para planejar as atividades do Projeto Professor Diretor de Turma - PPDT 2012

O Projeto Diretor de Turma potencializa uma escola que vê os alunos em constante transformação, valorizando suas especificidades. Uma escola que tem a perspectiva de formar cidadãos livres, críticos, responsáveis. Com base nesse preceito, apresentamos algumas sugestões para o ano letivo de 2012.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A Valorização Docente na Perspectiva Histórica e Atual

Maria Rosana de Oliveira Castro, e- mail: mrosan@ufpa.br  (bolsista PIPES – UFPA). Orientador Profª. Dr.ª Ney Cristina Monteiro de Oliveira, e-mail: souzaoli.bel@zaz.com.br

Resumo: A Valorização Docente na Perspectiva Histórica e Atual é uma pesquisa que tem por base a contextualização da profissão docente, fazendo um levantamento na literatura e em outros documentos complementares, sobre essa profissão. Construindo uma base histórica e um quadro atual da docência no país e particularmente no Estado do Pará.
A exposição que aqui será feita abordará três tópicos: o primeiro, A profissão docente na perspectiva histórica,  faz um levantamento da profissão docente apresentando-a no contexto da Antiguidade Clássica, Moderna e Contemporânea;  o segundo, Inserção da mulher na profissão docente, faz um breve levantamento acerca da feminização da profissão docente demonstrando como a mulher é introduzida na profissão, e o terceiro tópico,  A valorização docente no contexto atual, procura fazer uma análise dos dados atuais sobre a formação docente no Brasil destacando a situação do Estado do Pará de maneira particular os municípios de Belém e Santarém.