sexta-feira, 25 de maio de 2012

SOS Professor: Como lidar com o aluno "palhaço"?

Quase todas as classes tem um "palhaço" - aquele aluno que sempre faz ou diz algo que chama a atenção para si mesmo. Determinado a ser o centro das atenções, ele persiste com suas piadas ou respostas "inteligentes" até que finalmente recebe a atenção que deseja. Em situações extremas, o seu comportamento acaba incentivando outros alunos a seguir seu exemplo e se envolverem em brincadeiras. Embora outras crianças pensem que o "palhaço" da turma é engraçado - e sua reação a ele muitas vezes reforça o seu comportamento - o professor raramente vê esta situação como uma coisa engraçada. Isso porque as "palhaçadas" muitas vezes interrompem a aula e interferem com as lições. O "palhaço" da turma é perito em chamar a atenção dos outros alunos impedindo a concentração nas atividades escolares. No processo, ele muitas vezes não consegue fazer as suas próprias tarefas, pois utiliza o tempo para "divertir" a turma. Repreensões muitas vezes têm pouco impacto sobre o"palhaço" da turma. Com efeito, ele pode até desfrutar da atenção, mesmo que seja sob a forma de um comentário negativo. Embora possa ser possível ignorar algumas de suas travessuras menos perturbadoras, o Professor precisará ser mais ágil e estar atento quando observar que os gracejos do palhaço está desviando a atenção dos outros alunos.
O que você pode fazer?

Cadastro: SOS Professor

segunda-feira, 21 de maio de 2012

SOS Professor: "Gerenciamento de Sala de Aula - Regra Nº 08"

Na postagem do dia 08 de Maio discutimos sobre a "regra Nº 07", hoje detalharemos a Nº 08:
Tenha atividades planejadas para manter TODOS os alunos ocupados
Manter todos os alunos ocupados e trabalhando não é um sonho, porém exige planejamento de tempo e tarefas.
Já falamos da estrutura da aula, de como organizar o tempo, agora é a hora da organização das tarefas. Cada aluno tem um tempo diferente do outro, assim é óbvio que nem todos vão terminar as atividades na mesma hora.
Os alunos que finalizaram as atividades antes de todos ficam com tempo OCIOSO e acabam procurando algo para fazer, e quase sempre o que eles procuram fazer atrapalha os demais  que ainda estão fazendo a lição.
Então é preciso você ter um cinto de utilidades ou caixa do tesouro, chame como quiser, cheio de jogos, cartelas, atividades já estruturadas para o aluno ocupar aquele tempo com trabalho.
Para os alunos das séries iniciais mantenha uma caixa ou várias contendo jogos da memória, e muitos rótulos para colagem. Dependendo da série mantenha também cruzadinhas e joguinhos envolvendo as 4 operações básicas da matemática.
Já para o Fundamental II e Médio mantenha folhas de gibis ou HQs com os balões em branco para que os alunos criem os textos. Mantenha também, pequenos artigos com assuntos da atualidade, bem como jogos de raciocínio e desafio mental.
As possibilidades são infinitas, basta levantar as necessidades e interesses dos alunos e traçar os SEUS objetivos, assim todos ganham, e ninguém fica desocupado na sala de aula.
Cadastro: SOS Professor

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Encontro com os Diretores Escolares da 18ª CREDE - Maio 2012

Foi realizado no dia 14 de Maio (Segunda-feira) no auditório da 18ª CREDE, em Crato, o Encontro com os Diretores Escolares de sua abrangência. Iniciou-se com a dinâmica acerca das habilidades fundamentais, focando a nova teoria da Inteligência Social. A continuidade do momento foi gerenciado contemplando a (o):
Ampliação de carga horária do servidores;
- Projeto Rumo à Universidade - PRU (Lotação, estudantes e a proposta modular);
- Apresentação dos resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE referentes a 2011 das instituições escolares da 18ª CREDE;
- Oficina abordando três temáticas: Indicadores, Resultados Internos e Intervenções;
- Os quatro gestores do Projeto Jovem de Futuro - PJF apresentando o Histórico da proposta, as Metas (abordando três pilares: o Aluno, Professor e a Gestão Escolar), as abordagens do Plano de Ação e o lançamento do projeto;
- O processo de lotação (Seleções da Universidade Federal do Ceará - UFC e Artigo 4º). Bem como a solicitação de revisão da lotação dos Professores Diretores de Turma  no Sistema Integrado de Gestão Escolar - SIGE;
- A importância do calendário escolar como instrumento de gestão. Houve o destaque ao processo de calendarização no SIGE as Reuniões Diagnósticas e Bimestrais do Projeto Professor Diretor de Turma - PPDT;
- Demandas do Núcleo Regional Administrativo-Financeiro - NRAFI.

terça-feira, 8 de maio de 2012

SOS Professor: "Gerenciamento de Sala de Aula - Regra Nº 07"

Na postagem do dia 30 de Abril discutimos sobre a "regra Nº 06", detalharemos hoje a Nº 07:
Comece e termine a aula dentro do tempo planejado, não "enrole"
Visitando Escolas, tanto públicas quanto particulares, observamos algo peculiar na hora que bate o sinal para começar a aula: vários alunos ficam no pátio e corredores conversando, brincando, sem a menor pressa de entrar na sala, enquanto tentam, impacientes, fazê-los ir para as salas.
Ao inquirir esses alunos, a fala de todos era: "a Professora nunca começa a aula na hora, só depois de 10 minutos, então pra quê entrar agora eu não vou perder nada mesmo."
Nestes casos, esses Professores eram muito consistentes, só que de uma forma negativa, pois passavam para os alunos o seguinte ensinamento: Você não precisa cumprir com o horário, afinal eu também não estou cumprindo. Professor, o gerenciamento da sala de aula, envolve gerenciar também o Tempo. É muito comum os Professores reclamarem que "não deu tempo" de dar toda a aula, de cumprir o Planejamento, de terminar a atividade, etc, etc... As justificativas são muitas, porém o problema é um só, aparentemente: Falta de procedimentos para gerenciar o TEMPO. Se a estrutura da sua aula não está lhe trazendo os resultados esperados, então mude. Faça os ajustes necessários para aproveitar ao máximo o tempo especificado e, principalmente, comece e termine a aula no horário planejado.
Organize-se: coloque a nova estrutura da aula no canto do quadro, com tempo determinado para cada etapa. Trace os objetivos a serem alcançados em cada etapa. Organizando-a você faz com que alunos irão ver que há várias atividades a serem cumpridas, e que não ocorrerá tempo "ocioso".

Cadastro: SOS Professor

domingo, 6 de maio de 2012

SOS Professor - Dicas de Sala de Aula: Professor Salman Khan

Um dos grandes fatores que contribuem para a indisciplina na sala de aula é o fato de que muitos alunos não compreendem determinado conteúdo e por esta razão passam a não gostar daquela disciplina. Infelizmente é o caso das disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia, as quais ouvimos mais queixas por parte dos alunos. Você já deve ter se perguntado como fazer os alunos "gostarem" ou participarem mais da sua disciplina. Esta é uma pergunta que milhares de Professores estão fazendo no mundo inteiro, pois a queixa é geral. Os alunos também estão em busca de alternativas, tanto é que uma garotinha de 8 anos, que estava enfrentando dificuldades na escola, pediu ajuda ao seu tio que morava em outra cidade. Para ajudá-la, ele criou explicações de vários assuntos em forma de vídeo e postou no Youtube. Logo, esses pequenos vídeos foram compartilhados e hoje já somam mais de 2.800. Milhões de pessoas estão sendo auxiliadas por este Professor, o nome dele? É Salmam Khan. Mas o que torna os vídeos do Professor Khan diferente? Por que sua metodologia conquistou adultos e crianças.

Cadastre-se: SOS Professor

Referências do Prof. Salman Khan na mídia:

segunda-feira, 30 de abril de 2012

SOS Professor: "Gerenciamento de Sala de Aula - Regra Nº 06"

Na postagem do dia 20 de Abril, abordamos a "regra Nº 05", hoje detalharemos a regra Nº 06:
Organize o tempo da aula em três blocos diferentes de atividades
Você que ensina na Educação Infantil e Séries Iniciais, sabe muito bem que precisa diversificar a aula, e criar vários mini-blocos de atividades para aproveitar o período de concentração da criança, pois logo ela se aborrece e quer passar para outra atividade.
Quando os alunos estão no Fundamental II ou no Ensino Médio, boa parte dos Professores, entram na sala e usam parte do tempo para "falar/explicar" e depois "aplicam" uma atividade, que, do ponto de vista dos alunos é enfadonha e massante.
Sendo assim, os alunos entram no modo "rebeldia passiva", aquela onde todos ficam "enrolando", fazendo de conta que estão fazendo, apenas esperando o tempo passar, o sinal tocar para serem libertos. Quando os alunos entram no modo "rebeldia passiva" a aula se arrasta, não se chega a lugar algum, a aula não rende, porém: é aula que foi "dada". No modo "rebeldia ativa" a coisa fica pior ainda. Os alunos, entram em confronto direto com o Professor em demonstração aberta de rebeldia e indisciplina.
E tudo isso pode ser evitado apenas com um pequena mudança na estrutura da aula. Separe a aula em mini blocos específicos de tarefas, com tempo definido para cada bloco. Use estratégias diferenciadas tais como dinâmicas, registro escrito, exposição oral, mímicas, dramatizações com música. Intercale tarefas mais dinâmicas com tarefas mais tranquilas.
Já sei, você vai falar que só tem 2 aulas por semana com a turma e que não dá para usar essas estratégias. Esta estrutura possibilita a você faça com que a sua aula renda MAIS em qualidade e em quantidade.
Faça o teste durante um bimestre inteiro, depois você conta o quanto sua turma avançou. Lembre-se: "Não tenho que ensinar do jeito que aprendi, tenho que ensinar do jeito que meu aluno aprenda."
Cadastro: SOS Professor

sexta-feira, 20 de abril de 2012

SOS Professor: "Gerenciamento da sala de aula - Regra Nº 05"

Na postagem do dia 13 de Abril, falamos sobre a "regra Nº 04", de tal modo que segue abaixo o detalhamento da regra Nº 05:
Evite falar demais e se alongar nas explicações.
Quer fazer aluno dormir na sala? Ou ainda ter alunos chamando atenção com gracejos? É só ficar mais de 15 minutos falando e dando explicações extensas. Quanto menor a criança, menor o tempo de concentração, e não pense que só porque o seu aluno é do Fundamental II ou Médio, que o tempo de concentração é maior: no máximo 15 minutos.
Depois de 15 minutos, sabe o que o seu aluno quer fazer no restante do tempo? Qualquer coisa, menos prestar atenção na aula!!! E isso inclui: gracejos, piadas, provocar algum colega, fazer barulho, conversar... enfim eles são muito criativos para ocupar o tempo OCIOSO. Não fique com raiva!!! Para eles, aula assim, é tempo OCIOSO, PERDIDO. Por isso, coloque-os para trabalhar, para fazer algo, mas algo que VOCÊ tenha planejado e não eles.
Já que eles gostam de conversar, planeje atividades em que eles tenham que se expor, opinar, interagir com os demais colegas, isso vale desde o Infantil até o Médio. Faça-os se mexer, como diz no popular "suar a camisa" você verá como a aula será mais produtiva, para você e para eles.
No final da aula, como atividade para acalmar os ânimos você pode pedir que façam um resumo oral dos pontos principais aprendidos neste dia, pode também pedir um feedback d que acharam dessa aula. O bom de tudo isso é que uma aula concebida desta forma possibilitará com que eles falem (coisa que eles amam fazer), e participem mais, porém com uma grande diferença: Você estará no controle todo o tempo. Tenha como máxima essa regra: "Ouça mais, e ao ensinar, se precisar: fale."

Cadastro: SOS Professor