segunda-feira, 30 de abril de 2012

SOS Professor: "Gerenciamento de Sala de Aula - Regra Nº 06"

Na postagem do dia 20 de Abril, abordamos a "regra Nº 05", hoje detalharemos a regra Nº 06:
Organize o tempo da aula em três blocos diferentes de atividades
Você que ensina na Educação Infantil e Séries Iniciais, sabe muito bem que precisa diversificar a aula, e criar vários mini-blocos de atividades para aproveitar o período de concentração da criança, pois logo ela se aborrece e quer passar para outra atividade.
Quando os alunos estão no Fundamental II ou no Ensino Médio, boa parte dos Professores, entram na sala e usam parte do tempo para "falar/explicar" e depois "aplicam" uma atividade, que, do ponto de vista dos alunos é enfadonha e massante.
Sendo assim, os alunos entram no modo "rebeldia passiva", aquela onde todos ficam "enrolando", fazendo de conta que estão fazendo, apenas esperando o tempo passar, o sinal tocar para serem libertos. Quando os alunos entram no modo "rebeldia passiva" a aula se arrasta, não se chega a lugar algum, a aula não rende, porém: é aula que foi "dada". No modo "rebeldia ativa" a coisa fica pior ainda. Os alunos, entram em confronto direto com o Professor em demonstração aberta de rebeldia e indisciplina.
E tudo isso pode ser evitado apenas com um pequena mudança na estrutura da aula. Separe a aula em mini blocos específicos de tarefas, com tempo definido para cada bloco. Use estratégias diferenciadas tais como dinâmicas, registro escrito, exposição oral, mímicas, dramatizações com música. Intercale tarefas mais dinâmicas com tarefas mais tranquilas.
Já sei, você vai falar que só tem 2 aulas por semana com a turma e que não dá para usar essas estratégias. Esta estrutura possibilita a você faça com que a sua aula renda MAIS em qualidade e em quantidade.
Faça o teste durante um bimestre inteiro, depois você conta o quanto sua turma avançou. Lembre-se: "Não tenho que ensinar do jeito que aprendi, tenho que ensinar do jeito que meu aluno aprenda."
Cadastro: SOS Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário