terça-feira, 3 de abril de 2012

A Importância das Vivências de um Educador na sua Prática Educativa

Francisco José Gonçalves Dutra
RESUMO
Esse artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre fatos que aconteceram na infância e adolescência de Paulo Freire e que contribuíram para a sua prática pedagógica revolucionária e sua pedagogia dialógica. Entendemos que as ações de uma pessoa são afetadas pela sua história de vida, pelo contexto social no qual nasceu e cresceu, pelas condições econômicas que experimentou ao longo de sua vida, pelas experiências positivas e negativas pelas quais passou: essas marcas contribuem para a formação de princípios e valores que fundamentam  suas ações. Nesse sentido, investigaremos momentos da vida de Paulo Freire procurando detectar a formação de marcas que embasaram sua prática educativa e que contribuíram para que ele fosse um educador reconhecido mundialmente e compromissado radicalmente com a libertação e humanização do ser humano. 
PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores. Princípios. Valores. Prática Educativa.
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor da Faculdade Católica de Uberlândia. E-mail: chicodutra@hotmail.com

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