Na postagem do dia 30/03, falamos sobre 11 regras que contribuem para ajudar no gerenciamento da sua sala de aula. Aqui vai o detalhamento da Regra Nº 01.
REGRA Nº 01: Crie, por escrito, os objetivos e expectativas que você tem para a turma (Termo de Responsabilidade ou "Pacto de Convivência"). Ao planejar no início do ano traçamos uma série de objetivos acadêmicos para a turma e conforme já foi escrito em outro artigo, só planejar o currículo acadêmico é insuficiente.
Temos que ter em mente o currículo oculto que envolve atitudes, comportamentos e experiências que os alunos trazem. Definido o currículo acadêmico, bem como o currículo oculto a ser trabalhado, é preciso traçar objetivos para cada um deles. Aqui vai um aviso importante: é preciso "traduzir" esses objetivos em uma linguagem que tanto os alunos quanto os Pais compreendam, pois cada um dos envolvidos deve saber o que se espera deles. Por isso os objetivos tem que ser palpáveis, mensuráveis e quantificáveis.
Você pode, por exemplo, separá-los em blocos de metas a serem atingidas dentro do bimestre ou semestre. Ao longo do prazo estabelecido para cada meta, monitore, acompanhando os resultados e fazendo os ajustes e principalmente, dê e peça feedback aos Pais, só assim você evita mal entendidos e 'força' os Pais a se envolverem mais em todo o processo e torna os alunos mais comprometidos com o próprio resultado. Ao longo do processo peça para o aluno e o Pai assinalar se estão fazendo cada qual a sua parte, e depois você pode na Reunião de Pais sugerir ajustes para cada um dos envolvidos que necessitarem de ajuda. Desta forma ficará claro que todo o processo educativo tem 3 partes: a do PROFESSOR, a do ALUNO e a da FAMÍLIA, e que cada um deve fazer a sua parte para que o resultado esperado seja alcançado.
Cadastro: SOS Professor
Nenhum comentário:
Postar um comentário