segunda-feira, 9 de abril de 2012

SOS Professor: "Gerenciamento da sala de aula - Regra Nº 03"

Seja paciente com você mesmo(a) e com os alunos

Infelizmente é comum ver Professores sempre com um nível de stress muito alto, o que os torna muito impacientes e acaba gerando frequentes descontroles emocionais na sala de aula.
Esse stress, essa impaciência e esses descontroles emocionais  acabam instigando a indisciplina na sala de aula, pois os alunos são altamente reativos ao ambiente que os cerca.
A impaciência do Professor está diretamente ligada a certos comportamentos negativos dos alunos dentro e fora da sala de aula. Para alterar o nível de stress emocional da sala de aula o Professor deve, primeiramente, checar o seu nível de stress. Para tanto deve começar a fazer uma reflexão em cada uma das áreas da sua vida. É isso mesmo!!! Temos várias áreas na nossa vida que precisam ser alimentadas e estar equilibradas para o nosso bem estar mental e emocional.
- ÁREA DO TRABALHO E CARREIRA
- ÁREA DA SAÚDE (FISICA E MENTAL)
- ÁREA FINANCEIRA
- ÁREA RELACIONAMENTO (MARIDO/ESPOSA/FAMILIARES)
- ÁREA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
- ÁREA DO LAZER
- ÁREA ESPIRITUAL
Para você saber qual área está "doente" ou precisando de "alimento" é só responder, em cada uma das áreas, a essas duas perguntas:
01. O que está acontecendo na Área...que me deixa infeliz ou insatisfeito (a)?
02. O que eu gostaria que estivesse acontecendo na Área...para sentir-me feliz ?
Feito isso, trace algumas ações para chegar até o ponto em que você deseja para cada área. Se não conseguir fazer isso sozinha procure por um Coach de Vida que ele/ela lhe ajudará a atingir cada objetivo que você queira para alavancar a sua vida. Pessoas que tem as áreas da vida equilibrada, são mais felizes e pacientes. Por isso quando for conversar com um Aluno ou Pais não reaja a impaciência deles. Com certeza eles também tem áreas "doentes" que precisam ser restauradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário